Com informações da Rede Comunica Cultura
O Laboratório de Cultura Digital (LabCD) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Ministério da Cultura (MinC), em parceria com os Comitês de Cultura, desenvolveram o Portal da Transparência dos Comitês de Cultura. A página visa à prestação de contas à sociedade sobre ações realizadas em todo o país. O lançamento ocorreu no dia 18 de novembro, durante o Encontro do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), em Brasília.
O portal oferece mapas, tipos de ações, gráficos, abrangência territorial, públicos envolvidos, entre outras informações. O projeto foi apresentado a representantes de 24 Comitês de Cultura. Dados públicos, participação social e transparência foram assuntos abordados na cerimônia, que também oportunizou o esclarecimento de dúvidas e a troca de experiências sobre organização, disponibilização e catalogação de informações; metodologias de mapeamento; estratégias de comunicação e articulação; e integração com agentes de cultura.

De acordo com o coordenador de projetos do LabCD, João Paulo Mehl, a tradução de indicadores e de dados de forma acessível favorece a participação social na construção de políticas públicas. “O portal foi estruturado para assegurar que a sociedade tenha à disposição informações claras sobre como os recursos públicos estão sendo utilizados e quais ações estão sendo realizadas em cada território”, afirmou.
A coordenadora-geral do Laboratório destacou a importância das metodologias adotadas . “A transparência é um direito e um instrumento essencial para que a população acompanhe onde e como o Ministério da Cultura tem usado seus recursos”, reforçou Maria Tarcisa Silva Bega, professora do Departamento de Ciência Política e Sociologia da UFPR.
“A análise dos indicadores é fundamental para aperfeiçoar estratégias, orientar melhorias e garantir que o Programa siga conectado às realidades e necessidades dos territórios”, avaliou Desireé Tozi, diretora de Articulação e Governança dos Comitês de Cultura e representante do MinC no evento.
A UFPR Litoral, em parceria com a Rede Unida, foi selecionada pelo Ministério da Saúde para realizar a […]
Por NC-UFPR A UFPR prorrogou por 24 horas o prazo para envio dos documentos para registro acadêmico dos […]
Por NC-UFPR Interessados em conseguir uma vaga em universidades públicas com a nota do Exame Nacional do Ensino […]
Por João Cordeiro, João Heim, Luana Lopes e Daniel Felipe A tarde que começou sob um sol escaldante, […]