Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Laboratório de coleta e preparo de material biológico de  aves é inaugurado em Palotina

Na manhã da última sexta-feira (1), foi realizada a solenidade de inauguração do Laboratório de Coleta e Preparo de Material Biológico de Aves, no setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Foto: Equipe Integra/UFPR

Na cerimônia estavam presentes o reitor da UFPR,  Ricardo Marcelo Fonseca, o diretor do Setor Palotina, Professor Wilson de Aguiar Beninca, a  vice-diretora do Setor Palotina, Professora Maria Cristina Milinsk e a  coordenadora do laboratório, professora Jovanir Inês Müller Fernandes. Além de servidores docentes, técnico-administrativos, pesquisadores, estudantes da UFPR e convidados. 

“A instalação deste novo laboratório no Setor Palotina reafirma nosso firme compromisso administrativo com os setores e os campi avançados da UFPR. É uma grande satisfação celebrar a inauguração desta obra, fruto de um esforço coletivo e colaborativo, que vai fortalecer atividades de ensino, pesquisa e extensão”, disse o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca. 

Sobre o  Laboratório 

O Laboratório de Coleta e Preparo de Material Biológico de Aves ocupa o prédio do antigo aviário experimental da UFPR Palotina, edifício construído com recursos obtidos com curso de especialização ofertado no período de 1999 a 2000 para formação de técnicos para atuar na avicultura paranaense que estava em consolidação no Oeste do Paraná. Com a aquisição da Fazenda Experimental e implantação de um aviário de pesquisa maior e equipado para atender a demanda de pesquisa e ensino da área de avicultura, o antigo prédio foi reformado para implantação de um laboratório para o recebimento de amostras biológicas coletadas e serem adequadamente preparadas e processadas. Essas amostras de material biológico de aves são oriundas dos experimentos desenvolvidos no aviário experimental da Fazenda da UFPR Palotina e das aves dos aviários comerciais das cooperativas e agroindústrias da região Oeste do Paraná.

“No laboratório, os alunos preparam adequadamente esse material coletado no campo e destinam aos laboratórios especializados e podem novamente interagir com os profissionais, na discussão dos resultados e das tomadas de decisões. na coleta e preparo de material biológico das aves e a destinação e acompanhamento dessas amostras para laboratórios especializados”, disse a coordenadora do laboratório, professora Jovanir Inês Müller Fernandes. Jovanir também aponta uma outra demanda do laboratório: “É oferecer um espaço para treinamentos de técnicos e alunos e a demonstração de produtos e inovações. A estrutura também dispõe de duas salas equipadas com gaiolas onde poderão ser alojadas aves para testes com produtos e aditivos”. 

Foto: Equipe Integra/UFPR

Veja também a reportagem que a UFPR TV preparou sobre a inauguração do laboratório em Palotina através deste link.

Parceria 

Através da parceria com agroindústrias e fornecedoras, os alunos, estagiários, estudantes de iniciação científica e pós-graduandos, terão possibilidade de atuar na futura área de trabalho, conhecer os problemas da avicultura e tem a oportunidade de acompanhar os testes de produtos biológicos e aditivos nutricionais nas agroindústrias. Além disso, todos recebem treinamento e orientação sobre a manipulação correta e precisa das amostras biológicas, que podem ser analisadas no laboratório ou enviadas para laboratórios especializados. Essa parceria só foi possível devido ao apoio financeiro da Cvale (cooperativa agroindustrial de Palotina)  e da DSM-Firmenich.

“Essa parceria com a Cvale e a DSM Firmenich representa toda a confiança e reconhecimento do papel que a Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina tem junto à região Oeste do Paraná”, comenta Jovanir.  

A área de avicultura é uma das áreas que mais emprega médicos veterinários formados na UFPR Palotina. O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango e o segundo maior produtor. No Estado do Paraná, responsável por 40% desse abate e exportação, a região Oeste do  é o grande polo dessa produção. A UFPR Setor Palotina, inserida nessa região, contribui para a geração de ciência, conhecimento e tecnologia no campo da avicultura.

Essa parceria firmada entre a iniciativa privada e a universidade permitirá o desenvolvimento de pesquisa em produtos e inovação tecnológica e a inserção de profissionais melhor qualificados no mercado de trabalho. 

“A UFPR Setor Palotina tem parcerias com empresas que já consolidaram a implantação de um aviário modelo de pesquisa e laboratório e com a implementação de mais essa estrutura inaugurada hoje, expande sua capacidade de desenvolver pesquisas e soluções para a cadeia avícola”, explica Jovenir e finaliza. “A consolidação dessa unidade de apoio é o resultado da co-responsabilidade das empresas com a Instituição de ensino em formar profissionais alinhados com os desafios e as necessidades da cadeia avícola”. 

Sugestões

As emergências das epistemologias cognitivas Africanas é tema do próximo encontro do Decom
O  Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná  (UFPR) vem promovendo...
UFPR e Minc realizam teste de usabilidade vinculados ao projeto Soluções Digitais; saiba mais
A Plataforma Mapas Culturais representa uma importante ferramenta na administração da cultura do país,...
Aluno do PPGCOM da UFPR é vencedor do 11ª prêmio Abrapcorp de Dissertações 2024
Bruno Rafael dos Santos, é aluno do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal...
Projeto de extensão leva Sessões Culturais para Escolas e Centros de Educação Infantil de Matinhos
O Mundo Mágico da Leitura, programa de extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR) reconhecido...