Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

José Henrique Pedrosa Macedo recebe título de Professor Emérito da UFPR

Em sessão solene realizada nesta quinta-feira (14), no auditório do CIFLOMA, no Campus Jardim Botânico, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) outorgou o título de Professor Emérito ao engenheiro florestal e Doutor em Ciências Naturais, José Henrique Pedrosa Macedo. Pedrosa nasceu em Conquista, no Estado de Minas Gerais, graduando-se em Engenharia Florestal em 1969 pela UFPR. No período de 1969 a 1971, exerceu as funções de Engenheiro Florestal na iniciativa privada. Já em 1977 obteve o título de Doctor rerum Naturalium, pela Universidade Albert Ludwigs – Freiburg, na Alemanha. Nos anos seguintes, continuou alcançando inúmeras realizações.

A mesa de honra foi composta pela  vice-reitora da UFPR, Graciela Inês Bolzon de Muniz, o diretor do Setor de Ciências Agrárias, professor Volnei Pauletti e o vice-diretor do Setor de Ciências Agrárias, professor João Carlos Bespalhok Filho. O professor José Henrique Pedrosa Macedo foi acompanhado até a mesa solene pelo professor Marcio Pereira da Rocha, do Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal da UFPR. 

Foto: Leonardo Bettinelli

“É um momento de muita felicidade estar aqui prestigiando o nosso querido professor Emérito da Universidade Federal do Paraná. É um momento de muita  emoção para mim por ser Engenheira Florestal e está aqui é minha casa, no Setor de Agrárias”, disse a vice-reitora Graciela Inês Bolzon de Muniz. 

O Professor Emérito é aquele que contribuiu e que não só fez o papel normal que a gente é contratado pra fazer na universidade. É ser docente, é ser formador de pessoas, mas faz pesquisa, participa da gestão e influencia significativamente o setor com o qual se dedica, no caso especificamente, o Setor de Ciências Florestais”, afirmou o diretor do Setor de Ciências Agrárias, professor Volnei Pauletti, que considera como os principais objetivos desse título a homenagem a quem dedicou seu tempo e sua vida à universidade e ao merecimento dele. 

Diretor do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, professor Volnei Pauletti. Foto: Leonardo Bettinelli

O título de professor Emérito é concedido por universidades a professores já aposentados que tenham se destacado no exercício de sua atividade acadêmica, atingindo alto grau de projeção e relevância em sua área de atuação. 

Diploma de Professor Emérito. Foto: Leonardo Bettinelli

A professora Christel Lingnau, do Departamento de Ciências Agrárias da UFPR, homenageou o professor Pedrosa com muita emoção.. “O professor Pedrosa sempre trabalhou engajado e ainda é com os demais colegas do curso de Engenharia Florestal da UFPR, para que o curso se tornasse conhecido internacional e nacional. O professor nunca mediu esforços e hoje somos conhecidos internacionalmente”. 

Professora Christel Lingnau, do Departamento de Ciências Agrárias da UFPR. Foto: Leonardo Bettinelli

“Foi muita emoção porque eu nunca fiz pensando nisso e veio por consequência do trabalho e eu quando estava na Alemanha terminando o meu doutorado eu fui convidado para ficar lá, mas eu disse que precisava voltar porque eu tinha uma missão para terminar no Brasil e tá aí o resultado”, declara o professor Pedrosa. 

Pedrosa contribuiu, e continua contribuindo, com a UFPR de inúmeras formas. De 1984 a 1986, foi coordenador do curso de Pós-Graduação em Engenharia Florestal na UFPR. Durante sua carreira docente teve destaque no Programa de Pós-Graduação  em Entomologia e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da UFPR, colaborando para a formação dos primeiros mestres doutores florestais no Brasil. Um legado também em sua trajetória pela UFPR, foi sua contribuição com a fundação da FUNPAR, em 1980. Como membro fundador, Pedrosa foi diretor de pesquisas da FUNPAR. Atualmente é professor aposentado da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal (Proteção Florestal), com ênfase em Plantas Exóticas Invasoras, atuando principalmente nos seguintes temas: controle biológico de plantas, araçazeiro, aroeira mansa, trapoeraba, manacá mirim, amarelinho, senecio, ervas dos pampas, fumo bravo, pau incenso, alfeneiro e controle biológico de plantas tóxicas e aquáticas.

José Henrique Pedrosa Macedo, homenageado a professor Emérito da UFPR. Foto:Leonardo Bettinelli

No final da sessão solene, todos puderam prestigiar o descerramento de uma placa em sua homenagem ao professor José Henrique Pedrosa Macedo, feita pelo Curso de Engenharia Florestal.

Foto: Leonardo Bettinelli

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Finanshe: Primeiro evento da UFPR sobre investimentos e finanças voltado para às mulheres
A Liga de Investimentos e Finanças da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove o  primeiro...
Psicologia para todos: Vivências musicais para qualidade de vida na doença de Parkinson
A atividade será realizada no dia  30 de abril, às 11h, através do Projeto Psicologia para Todos,...