O professor-doutor Marcelo Errera, chefe do Departamento de Engenharia Ambiental e coordenador do Laboratório de Energia e Meio Ambiente da UFPR, teve um dos seus artigos publicados na terça-feira passada (dia 28) no respeitado Journal of Applied Physics do American Institute of Physics – organização ligada ao Instituto Americano de Física.
Baseado na Física e escrito em coautoria com o professor Adrian Bejan, da Universidade de Duke, o artigo trata das razões da desigualdade da riqueza nas economias. O texto apresenta uma teoria para explicar por que em uma economia baseada na circulação de mercadorias na qual há aderência ente riqueza e consumo energético há também distribuição hierárquica de riqueza.
“Isto pode levar a questionamentos do modelo econômico e identificar o que podemos fazer para atenuar esta desigualdade”, explica Errera. “Nós esperamos contribuir para identificar oportunidades com maiores chances de sucesso para a distribuição menos desigual”.
O estudo se baseia em dados do Banco Mundial e da Agência Internacional de Energia, que mostram correlação direta entre os países que têm mais riqueza per capita e os que têm maior consumo energético per capita.
Animal atendido está em processo de estabilização no CReD-UFPR Por Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR Um […]
Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]
Retrospectiva | Matérias veiculadas pelo Portal UFPR ao longo de 2025 destacaram temas como o Universo UFPR e […]
Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]