Imagem Padrão

Jogos, filmes, animes e livros são utilizados para despertar interesse de estudantes pela Matemática; confira os eventos

12 julho, 2021
Por Leonardo Bettinelli
Ensino e Educação

Já imaginou aprender matemática através de Minecraft, Vingadores e Jujutsu Kaisen? Esse é o foco do evento Brincando de Matemático, voltado a estudantes de ensino fundamental e médio. Durante três dias, os alunos terão contato com conteúdos como Hotel de Hilbert, Monty Hall e Geometria Não Euclidiana dentro de jogos virtuais, filmes e animes. A iniciativa tem como objetivo despertar o interesse e aproximar a matemática dos alunos.

Promovido pelo Programa de Educação Tutorial – PET Matemática, o evento acontece nos dias 21, 22 e 23 de julho, às 14h. A programação é aberta ao público e direcionada a estudantes entre 13 e 18 anos.

A transmissão ao vivo será realizada no canal Brincando de Matemático. Não é necessário fazer inscrição.

Confira o trailer do evento.

Brincando de Matemático Júnior

O tradicional evento do departamento de Matemática da Universidade Federal do Paraná também ganhou uma versão para alunos mais novos, o “Brincando de Matemático Júnior”. A programação acontece nos dias 19, 20 e 21 de julho, a partir das 13h30, com o tema “O Museu Mágico de Malba Tahan”, inspirado no livro “O homem que calculava” de Malba Tahan.

Indicado para alunos entre 10 e 13 anos, o Brincando de Matemático Júnior irá desvendar alguns dos problemas matemáticos encarados por Beremiz Samir em sua viagem de Samarra para Bagdá. Haverá também apresentações de abertura sobre elementos da cultura árabe, sobre a obra e o autor.

O evento é totalmente gratuito e também aberto para professores. Todo o material utilizado nas atividades ficará disponível para livre acesso, incluindo uma apostila completa também produzida pelo grupo PET. Além disso, haverá emissão de certificado para alunos que comparecerem em dois dias ou mais do evento.

As lives do evento serão transmitidas no canal do YouTube PET Matemática UFPR.

Confira a programação aqui.

Sugestões

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.

18 julho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano, em parceria com […]

17 julho, 2024

Pesquisadores do C3SL e do VRI vão trabalhar com IA sobre o arquivo histórico da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo.