Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Internacionalização é destaque na posse da direção do Setor de Ciências da Saúde

A cerimônia contou com a presença do reitor e do vice-reitor da UFPR. Imagem: Marcos Solivan

Na manhã da última quarta-feira, dia 12, ocorreu a solenidade de posse da direção do Setor de Ciências da Saúde da UFPR. Os professores Claudete Reggiani e Nelson Luis Barbosa Rebellato, atuais diretora e vice-diretor do setor, foram reconduzidos ao cargo por mais quatro anos, após uma eleição de chapa única na qual tiveram 89% dos votos. A solenidade teve, ainda, a presença do vice-reitor, Rogério Mulinari, e do reitor, Zaki Akel Sobrinho. O auditório do Campus Centro do setor ficou lotado de pró-reitores, diretores de outros setores, professores e técnicos-administrativos que vieram prestigiar o evento.

Em seus discursos, os gestores destacaram os avanços conquistados nos primeiros quatro anos de mandato (2010-2014), dentre eles o aumento no número de mestrados e doutorados, reformas, compra de equipamentos e a construção do novo bloco didático no campus Jardim Botânico. Além disso, também citaram o novo acordo com a Ebserh (empresa pública criada pelo Governo Federal para gerir os cinquenta hospitais universitários brasileiros) como um avanço para o setor e o Hospital de Clínicas. “Saúde não se ensina só na sala de aula e em laboratórios”, destacou Claudete, elogiando o modelo de gestão compartilhada que ficou acordado. “Assim, protegemos o ensino e a pesquisa, mas o hospital também se abre para ampliar o atendimento”.

“Daremos continuidade a um trabalho sério e árduo”, afirmou Rebellato, acrescentando que a reeleição mostra que há confiança no trabalho realizado, contudo também aumenta a resposabilidade. Com 33 anos de instituição, ele falou sobre todo o aprendizado que obteve ao longo da carreira, afirmando acreditar que, dentro da universidade, é necessário atuar de forma efetiva para melhorar a sociedade. “Eu acredito na Universidade Federal do Paraná”, disse.

Ambos reafirmaram o compromisso de investir para que o Setor Saúde seja cada vez mais integrado com outros países, inclusive por meio da mobilidade acadêmica. “Devemos implementar a internacionalização da saúde, que gera troca de conhecimentos, recebendo estrangeiros e também enviando brasileiros para fora do país”, explicou a diretora. Segundo Akel Sobrinho, esta linha de trabalho está alinhada não somente com a reitoria, que atualmente foca na expansão da universidade, mas também com as diretrizes do Ministério da Educação. “É preciso perseguir a excelência, em busca da escola pública de qualidade”, concluiu Claudete.

Por Jéssica Maes

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...