A XIII edição da Feira de Ciências do Litoral Paranaense convida extensionistas e toda a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para três dias de exposições de trabalhos, oficinas e minicursos. O evento acontecerá entre os dias cinco a sete de novembro, no Setor Litoral da UFPR em Matinhos.
O evento, criado pelos professores Emerson Joucoski e Rodrigo Arantes Reis e coordenado pelo Programa de Extensão LabMóvel, tem o intuito de despertar o interesse para as áreas das Ciências através da exposição de 40 trabalhos de alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além da apresentação dos projetos de ciência das escolas, traz apresentações de projetos de Pesquisa e Extensão da UFPR, promovendo a divulgação científica e atividades culturais como teatro, oferta de oficinas e mini cursos.
O tema desta edição é “Biomas do Brasil: Diversidades, Saberes e Tecnologias Sociais”, e visa enaltecer os seis biomas brasileiros e a importância de suas preservações, juntamente com o conhecimento das comunidades tradicionais para a preservação ambiental. Com o objetivo de incentivar a criatividade, a reflexão e a criticidade em estudantes da Educação Básica através do desenvolvimento dos projetos nas diferentes áreas da ciências, para aproximar e desmistificar a ciência no litoral do Paraná. “O tema deste ano, em especial, tem uma relação muito interessante com o litoral do Paraná, considerando que estamos na maior área contínua preservada de mata atlântica do país, em uma região que tem influência direta da cultura indígena, caiçara e quilombola. Então estou ansiosa para ver o impacto positivo que o evento terá na comunidade e na promoção do conhecimento” diz uma das coordenadoras do evento Thaís Souza.
A data de submissão de trabalhos vai até o dia três de outubro, e pode ser feita através do formulário neste link.
Para mais informações do evento e do cronograma, acesse o site.
Neste final de semana, o documentário “Trecho Seis”, produzido pela Agência Escola da Universidade Federal do Paraná (UFPR), […]
Parte da programação da Escola de Verão de Física de Curitiba, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Física […]
Estudantes de odontologia da UFPR desenvolveram aplicativo que ajuda nas mudanças comportamentais necessárias para o tratamento da disfunção temporomandibular; veja como baixar.
Candidatos aprovados e incluídos na lista de espera do Vestibular 2025 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) já […]