Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Inscreva-se gratuitamente na 75ª Reunião Anual da SBPC

Com o tema “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”, o evento será realizado de 23 a 29 de julho na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. Inscrição dá direito a certificado online de participação geral no evento. Confira as regras e participe!

Faltam poucas semanas para a realização da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)! E o maior evento científico da América Latina está com inscrições gratuitas abertas até 28 de julho para os interessados em participar das centenas de atividades que serão ofertadas. Realizada de 23 a 29 de julho na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, esta edição terá como tema “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”. Inscreva-se já e garanta sua participação!

Quem fizer a inscrição gratuita e efetuar o credenciamento na Secretaria da SBPC, que será instalada na UFPR durante a semana do evento, receberá um certificado online de participação geral (sem carga horária e sem descrição das atividades).

A inscrição e o pagamento de taxa, cujo valor varia de R$ 40 a R$ 300, dependendo da categoria do inscrito, são necessários apenas para aqueles que pretendem apresentar trabalhos científicos, cujo prazo foi encerrado, ou receber o material. Os interessados em receber o material têm até 13 de julho para se inscrever.

As atividades serão realizadas no campus Centro Politécnico da UFPR, Complexo da Reitoria, Praça Santos Andrade e Prédio Histórico da UFPR. Algumas atividades também serão virtuais, transmitidas pelo canal da SBPC no YouTube (www.youtube.com/canalSBPC).

programação científica terá mais de 220 atividades, entre debates, mesas-redondas e sessões especiais, com renomados cientistas e personalidades de diversas áreas compartilhando suas perspectivas sobre a construção de um Brasil mais justo e desenvolvido, tema desta edição da Reunião Anual. Os tópicos abordados incluem meio ambiente, educação, Inteligência Artificial e Direitos Humanos, refletindo as questões mais relevantes para o País e o mundo atual.

Serão 131 debates presenciais e 93 virtuais, com o objetivo de engajar e inspirar especialmente o público jovem. A programação completa está disponível no site do evento.

Além da programação científica de excelência, os participantes terão a oportunidade de explorar atividades imersivas que envolvem o mundo da ciência e da cultura. A ExpoT&C será um ponto alto do evento. Celebrando seu 30ª aniversário, a mostra de ciência e tecnologia reunirá expositores como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais, setor empresarial e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.

Na SBPC Jovem, que também comemora 30 anos, os participantes poderão explorar exposições interativas, visitar museus e laboratórios, participar de oficinas e bate-papos. Não perca o Circo da Ciência, um espaço de encontro das instituições afiliadas à Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências, e o Ciência Móvel, onde museus e laboratórios itinerantes de diversos estados do País estarão reunidos no Centro Politécnico da universidade. A atividade oferecerá exposições interativas, visitas monitoradas a museus e laboratórios, oficinas, bate-papos e rodas de conversa, tudo voltado para estudantes do ensino básico e público em geral.

E para relaxar e se divertir, o evento contará com a SBPC Cultural. Com uma programação diversificada, o objetivo será exaltar as diversas identidades culturais do Paraná. A Alameda Cultural, localizada no campus Centro Politécnico da UFPR, será o principal espaço dedicado à arte e à cultura, com apresentações de música, dança, teatro e exposições.

E não podemos esquecer da Sessão de Pôsteres, que irá expor 236 trabalhos de pesquisas científicas e tecnológicas, experiências de ensino-aprendizagem e relatos de caso ou experiências.

Para encerrar essa semana especial, no dia 29 de julho, sábado, nas tendas da SBPC Jovem e da ExpoT&C, ocorrerá mais uma edição do Dia da Família na Ciência, cuja programação é dirigida à comunidade. Os participantes terão a oportunidade de explorar atividades interativas de ciência e tecnologia, aprender sobre experiências científicas e ter suas questões respondidas por cientistas. O Dia da Família na Ciência também é gratuito e aberto a todas as crianças, jovens e seus familiares.

Inscreva-se e participe!

Criada em 1948, a SBPC é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil e que, ininterruptamente, realiza desde 1949 sua Reunião Anual, considerada o maior evento científico da América Latina.

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é levada a um estado brasileiro, prioritariamente em universidade pública. Aberto a todos e gratuito, o evento reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes, além de autoridades e gestores, formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no País.

As atividades do evento têm livre acesso e os participantes podem consultar a programação gratuitamente no site e se programar para visitar o evento e assistir às atividades.

A programação completa e todas as informações sobre a 75ª Reunião Anual da SBPC está divulgada online, no site do evento: https://ra.sbpcnet.org.br/75RA/.

Não perca a oportunidade de participar desse encontro incrível entre ciência e sociedade! Faça sua inscrição e junte-se a nós na 75ª Reunião Anual da SBPC em Curitiba! Acesse o site local do evento.

Por Jornal da Ciência – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Sugestões

Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
UFPR recebe visita visita de cortesia da cônsul-geral do Canadá
O reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, recebeu  nesta quinta-feira...
UFPR lança plataforma de dados espaciais gratuita
Iniciativa do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais disponibiliza informações inéditas...
UFPR é destaque nacional no QS World University Rankings 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi reconhecida mais uma vez como uma das melhores universidades...