A solenidade foi realizada em uma casa construída especialmente para ser sede do projeto e que servirá de espaço cultural para as atividades desenvolvidas pelo Programa. O local fica em uma área de 15 hectares bem conservados, anexa à sede do Departamento de Ciências Florestais, no campus do Jardim Botânico da UFPR. O projeto é coordenado pelo professor e tutor do PET Antonio Rioyei Higa e executado pelos alunos de graduação do PET, onde 12 são bolsistas e três voluntários.
Logo após a cerimônia, o reitor Carlos Augusto plantou uma muda de Erva Mate e, na seqüência, ele e demais autoridades da universidade, estudantes, professores e técnicos administrativos que prestigiaram a inauguração percorreram os 700 metros da nova trilha. Nos próximos meses a comunidade interessada – principalmente alunos de escolas públicas ou particulares que agendem visitas – terá uma verdadeira aula de educação ambiental, sendo convidada a “sentir” a floresta: fechar os olhos e escutar o barulho da água, o canto dos pássaros, sentir o ar fresco, ou seja, perceber os valores indiretos que a floresta tem. O percurso, de uma hora aproximadamente, mostra também toda a biodiversidade que ali existente, onde as principais árvores são identificadas.
O projeto é a primeira fase de um programa maior, que visa mostrar para a comunidade os valores da floresta natural e também que a sociedade entenda que a engenharia busca através do plantio de pinus (madeira utilizada na construção do espaço cultural), por exemplo, uma forma ecologicamente correta de produzir produtos que a própria sociedade precisa e que o plantio é uma forma de preservar a natureza. Plantio de área também anexa à sede da Floresta e também viveiros de mudas estão sendo preparados para o ensino dessa segunda fase. Assim, o projeto terá duas vertentes: o preparo dos alunos de graduação para a questão da educação ambiental e o da conscientização da comunidade.
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: Leticia Hoshiguti
Na próxima sexta-feira (28), das 14h às 18h, o Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZoo) da Universidade Federal […]
Atividade de extensão promove preservação museológica e permite ouvir harmônio de Padre Penalva Uma parceria entre a Universidade […]
Projeto da UFPR reuniu estudantes, professores e escolas de mais de 40 cidades para celebrar o desempenho em […]
Exposição começará no dia 5 de dezembro na sede do museu, em Paranaguá O Museu de Arqueologia e Etnologia […]