Conhecer, tocar e testar novos instrumentos. A experiência de visitar a II ExpoLuteria proporciona diversas sensações aos apaixonados por música e também aos curiosos. A mostra, nesta quinta (28) e sexta-feira (29) é promovida pelo curso superior de Tecnologia em Luteria da Universidade Federal do Paraná.
O objetivo do evento é divulgar o trabalho de estudantes do curso e também de egressos. “Pensamos uma forma de dar visibilidade aos acadêmicos, mostrar o trabalho que eles produzem”, contou o idealizador da exposição, professor Rodrigo Mateus Pereira da UFPR.
Entre as novidades da segunda edição estão os arcos de violino e o cigar box, instrumento construído em uma caixa de charuto, todos feitos artesanalmente. Neste ano, a mostra também conta com a participação de expositores de fora da instituição.
João Tiago, estudante do curso de Luteria da UFPR, expõe o violão de 14 cordas. Foto: Marcos Solivan
João Tiago levou um mês e meio para construir um violão que ele denomina exótico. “É um violão clássico com 14 cordas para tocar obras do período barroco”, explicou o estudante do curso de Luteria da UFPR.
O público se encantou com os instrumentos. “Achei muito interessante, não esperava encontrar aqui instrumentos de época e guitarras”, disse a estudante Thaíse Solis.
“O que mais me chamou atenção é a boa aparência física dos instrumentos, são bonitos. Quero testar para ver a sonoridade de cada um”, afirmou o visitante Alexandre Pereira.
O Diretor do Setor de Artes, Comunicação e Design (SACOD) da UFPR, Dalton Luiz Razera, ressaltou a importância de divulgar o curso e o trabalho dos profissionais. “Muita gente não conhece o curso de Luteria. Aqui na exposição há uma grande circulação de pessoas, é uma ótima forma de divulgação”, disse.
A mostra segue até esta sexta-feira (29), na sala Design, Arte & Cia, do edifício Dom Pedro I – piso térreo da Reitoria – das 17h às 20h. A entrada é gratuita.
Cigar box.
Foto: Marcos Solivan
Egressos
Os ex-alunos do curso destacaram que a exposição é uma oportunidade de ampliar a visibilidade da profissão. “A ExpoLuteria é fundamental para os luthiers. Precisamos desse espaço para demonstrar nosso trabalho”, diz o egresso Fernando Schubert.
A guitarra de oito cordas, diferente da convencional, foi construída por André Centofante. O luthier é de Florianópolis e se formou pela UFPR em 2015. “Infelizmente o profissional não é tão valorizado no Brasil, mas o instrumento feito pelo luthier é personalizado conforme o gosto e especificação. Durante o curso, consegui aprofundar o conhecimento sobre a construção”, contou.
Curso de Luteria da UFPR
A UFPR foi pioneira na implantação do curso superior de Tecnologia em Luteria no ano de 2009.
A luteria trabalha com a construção e manutenção de instrumentos musicais, principalmente instrumentos de cordas feitos em madeira, artesanalmente.
A graduação funciona em turno integral e anualmente são oferecidas 30 vagas vagas. O curso tem duração de 6 semestres.
Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]
O evento, organizado pela UFPR, será realizado na UTFPR, em Curitiba, nesta sexta-feira e no sábado A autora […]
A iniciativa Oficina de Redações Enem, mantida por estudantes de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está […]
O Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (Celin-UFPR) divulgou o calendário de inscrições para […]