A segunda edição do Congresso de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está sendo realizada na modalidade virtual por consequência da pandemia de covid-19. Com mais de mil visualizações por sessão nos primeiros dias, o evento segue até sexta-feira (31) discutindo a saúde como direito de todos e dever do Estado e disponibiliza tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas principais atrações.
Fomentar o debate, a pesquisa e a ação da Saúde Coletiva enquanto campo de prática e análise crítica da realidade, contribuindo para a manutenção e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e da produção científica em saúde são os principais objetivos do congresso que apresenta diversas salas virtuais de apresentação de trabalhos, mesas-redondas e conferências com convidados da UFPR e de outras instituições.
Nos dois primeiros dias, vigilância em saúde, determinação social, organização dos sistemas e serviços de saúde e saúde do trabalhador foram os temas abordados. Nesta quarta-feira (29), salas virtuais de apresentação de trabalhos sobre vulnerabilidade e saúde e sobre a organização dos sistemas e serviços de saúde farão parte da programação que tem também uma conferência a respeito da manutenção do SUS e o atual financiamento como encerramento.
Na quinta-feira (30), o congresso segue com apresentações de trabalhos relacionadas à educação e saúde, promove uma mesa-redonda intitulada “BioMídia, Comunicação e Saúde – A Série Unidade Básica” e uma conferência abordando a trajetória de avanços e recuos do SUS. O último dia de evento (31) terá apresentações de trabalhos sobre saúde mental, a mesa-redonda “Defesa do Capital e ataque à vida” e a conferência de encerramento falará sobre o direito à saúde e a atualidade da reforma sanitária brasileira.
Todas as apresentações e discussões são transmitidas em tempo real no canal do Nesc UFPR no YouTube e podem ser assistidas gratuitamente. Profissionais da saúde, pesquisadores, docentes, discentes, gestores, usuários do SUS e outros interessados podem acessar.
Termina nesta sexta-feira (2), o prazo para que candidatos sem cadastro no CadÚnico apresentem o pedido de isenção […]
Dispositivo de tecnologia assistiva desenvolvido pelo Laboratório Engenhar-MEC, da UFPR, que quer oferecer alternativa ao SUS, custa uma […]
Pôster que reúne conceitos sobre o amor rende segundo lugar a grupo do curso de Estatística e Ciência […]
Estão abertas as inscrições para a edição 2025 do Teste de Suficiência em Língua Estrangeira Moderna da UFPR. […]