Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

I Simpósio de Literatura Negra Ibero-Americana celebra Dia da Consciência Negra

O  Programa de Pós-graduação em Letras da UFPR realiza até amanhã, quarta-feira (19) o I Simpósio de Literatura Negra Ibero-Americana. O evento, realizado no Edifício Dom Pedro I, na Reitoria, reúnee professores de diversas universidades do Brasil para abordar a ressignificação e valorização cultural das matrizes africanas, que formam a diversidade cultural latino-americana e, por extensão, a brasileira.

Nos três dias, o simpósio tem início às 9h e segue com conferências até 21h30. O primeiro dia do evento começa com o registro dos participantes, desde as 8h30, no saguão térreo do Edifício Dom Pedro I, e abertura oficial na sala 1005B. Em seguida, acontecem sessões de comunicações durante a manhã e a tarde e uma conferência durante a noite, a partir das 19h15. Esta agenda se repete durante todo o evento.Na ocasião, acontecem discussões sobre a representação do negro na literatura, problematizando a questão do “negro escrito”, assim como a sua contribuição para a formação da identidade nacional, a partir de leituras de obras de escritores negros e de afrodescendentes.

Para hoje (18), está prevista a apresentação do professor Anelito de Oliveira, da Universidade Estadual de Montes Claros, falando sobre “Hibridações originárias: a produtividade sociocultural do espaço ibérico no século XXI”. No 19, a conferência será a respeito da “Cultura afrodescendente, ontem e hoje: novas possibilidades interpretativas à luz dos estudos pós-coloniais”, com a professora Heloisa Toller Gomes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Especialmente no dia 20 de novembro, será celebrado o Dia da Consciência Negra com atividades culturais e artísticas realizadas em frente à Igreja do Rosário, no Largo da Ordem (confira aqui programação). Encerrando o Simpósio, a professora Mail Marques de Azevedo, da Universidade Federal do Paraná, apresenta a última conferência, “Relações coloniais entre a Europa e a América: do Atlântico negro ao Atlântico pardo”.

Acompanhe mais no site do evento.

Por Franciane Martins (sob orientação de Jéssica Maes)

Sugestões

Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...
Exposição “Terra Incógnita – 60 anos” chega ao fim
No dia 01 de abril ocorreu o  encerramento da  exposição “Terra Incógnita – 60 anos“, que esteve...
Sipad e PRPPG realizam aula inaugural do curso Pré-Pós 2024
A Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD) e a Pró-reitoria de Pesquisa...