“Aliando a tradição da mais antiga universidade federal do Brasil, a nossa UFPR, e a inovação inerente à academia, a cada ano fortalecemos a nossa missão com o ensino, a pesquisa e a assistência”, destacou a Superintende do Complexo HC-UFPR/Ebserh, Claudete Reggiani. Foto: Unicom/CHC-UFPR/Ebserh
Nesta quinta-feira, 5 de agosto, o Hospital de Clínicas celebrou o aniversário em um evento transmitido on-line com a participação de autoridades acadêmicas e da área da saúde pública. Há 60 anos o HC serve à comunidade, oferecendo atendimento de alta complexidade dentro do sistema de saúde público e gratuito, com exímia qualidade e responsabilidade. Oferece a seus estudantes, uma formação integral, com professores altamente preparados para formar profissionais que atuam nas mais diversas áreas da saúde.
O ensino, pesquisa e extensão, juntamente com a assistência prestada aos pacientes, são os pilares que sustentam o HC. Porém, a qualidade, segurança, humanização, inovação, ética e o compromisso com a vida são os valores que movem e tornam a instituição realmente grandiosa.
“Aliando a tradição da mais antiga universidade federal do Brasil, a nossa UFPR, e a inovação inerente à academia, a cada ano fortalecemos a nossa missão com o ensino, a pesquisa e a assistência”, destacou a Superintende do Complexo HC-UFPR/Ebserh, Claudete Reggiani, que também agradeceu a todos que ajudaram a construir a história do Hospital de Clínicas. “Como hospital de nível terciário, realizamos atendimentos que poucas instituições de saúde realizam no Brasil, graças à constante busca por conhecimento”, reforça Claudete.
Representando o Presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a Diretora de Tecnologia da Informação da Ebserh, Simone Scholze, destacou a importância da tecnologia para a qualidade do trabalho dos profissionais de saúde, ensino, pesquisa e atendimento à população, ressaltando a recente implementação do AGHU – Aplicativo de Gestão dos Hospitais Universitários.
“Um hospital maduro e aberto a inovações como o CHC é um ambiente propício para esse tipo de desafio”. Simone lembrou ainda a superação das equipes durante a pandemia: “Os problemas que tivemos nos últimos dois anos forçaram os nossos profissionais a desenvolver um corpo de conhecimento que possibilitará que as gerações futuras usufruam de benefícios jamais vistas e tenham uma vida mais fácil e segura”.
O Reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, exaltou o papel dos precursores da instituição: “Essa efeméride de 60 anos significa a celebração de um longo percurso. Se hoje, esse hospital é grande, é por que houve um processo de construção de várias gerações. Nós construímos alguma coisa a partir dos passos que vieram antes”.
O Reitor destacou também a importância da ciência e de todo trabalho desenvolvido nas universidades públicas, lembrando as pesquisas recentes desenvolvidas pela UFPR no combate à pandemia. “Este é um momento de reconhecimento do passado, mas também de orgulho por que percebemos que nesse momento de crise vimos avultar o papel da universidade, do sistema público de saúde e do Complexo Hospital de Clínicas”.
HC-UFPR: o maior hospital público, 100% SUS, do Paraná
O Hospital de Clínicas da UFPR/Ebserh (HC-UFPR/Ebserh), é um hospital de atendimento terciário, ou seja, possui estrutura tecnológica e instrumental técnico para o atendimento especializado de doenças crônicas, realizando procedimentos cirúrgicos e exames de diagnósticos avançados. Está totalmente inserido no SUS e, como hospital escola da UFPR, atua na formação de diversos profissionais da área da saúde.
A sua fundação se deu com dois grandes objetivos: o atendimento à população e suporte à formação de estudantes do curso de Medicina da UFPR. Assim, em 05 de agosto de 1961 o então presidente, Jânio Quadros, inaugurou o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.
Atualmente, o HC é o maior hospital público do Paraná e o terceiro maior hospital universitário federal do país. É reconhecido tanto pela excelência no atendimento da área assistencial, quanto no ensino, pesquisas científicas e atividades de extensão.
A pandemia
Desde o início da pandemia de Covid-19 o Hospital de Clínicas da UFPR/Ebserh iniciou a preparação para receber pacientes com suspeita ou confirmação da doença e atender as demandas da sociedade: realização de treinamentos com as equipes, adaptação de fluxos internos, concepção de protocolos de combate ao coronavírus, criação de áreas exclusivas para Covid-19 e intensificação de cuidados com profissionais e pacientes.
Investimos ainda em pesquisas científicas e projetos de extensão buscando encontrar soluções para os inúmeros desafios que se apresentaram com esse cenário inédito, demonstrando o comprometimento da instituição com a ciência, ensino e assistência de qualidade. Das mais de 600 pesquisas que acontecem hoje no HC, mais de 70 tem como temática o coronavírus e muitas, como a da Eficácia e Segurança da Vacina contra à Covid-19 já beneficiam a população e ajudam a mitigar a circulação da doença.
Centenas de pacientes hoje estão junto às suas famílias graças ao empenho dos nossos mais de 5 mil profissionais, comprovando mais uma vez a relevância desta instituição para a comunidade paranaense.
Texto: Unicom/CHC-UFPR/Ebserh
Estão abertas as inscrições para a edição 2025 do Teste de Suficiência em Língua Estrangeira Moderna da UFPR. […]
A Comissão Eleitoral e Escrutinadora (CEE) das eleições de 2025 para representantes dos servidores técnico-administrativos (TAEs) junto aos […]
Atendimento é voltado para servidoras, alunas e comunidade externa à instituição, em consultas presenciais ou on-line A Universidade […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) será, pela sexta vez, sede da Jornada de Agroecologia em Curitiba. O […]