Recurso viabiliza a construção do novo hospital que deve triplicar a capacidade de atendimentos SUS em Curitiba
A campanha de construção do HCzinho, o futuro Instituto Pediátrico do Hospital de Clínicas, vinculado à Universidade Federal do Paraná (UFPR), recebeu a doação de R$ 20 milhões do Governo do Estado. O recurso foi oficialmente entregue em cerimônia realizada nesta segunda-feira (1) na Reitoria da UFPR.
O Reitor, Marcos Sunye e a Vice-Reitora, Camila Fachin, receberam das mãos do Vice-Governador, Darci Piana, e do Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, um cheque que simbolizou o incentivo para a construção do novo hospital.
“Nós temos muito a agradecer pelo apoio concreto que o Governo do Estado tem tido com esse projeto. Um sinal de que estamos no caminho certo de democratizar ainda mais o acesso a saúde pública e de qualidade”, disse o Reitor Marcos Sunye.
“Esses 20 milhões são apenas para dar início às obras. O Estado se compromete a trazer mais recursos para esse importante hospital. As crianças precisam cada vez mais de atendimento especializado e o melhor: totalmente custeado pelo SUS”, afirmou o vice-governador Darci Piana.
A expectativa é que com o HCzinho a capacidade de atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) triplique em Curitiba. O projeto de construção contempla todos os tipos de tratamentos e tecnologias de última geração. A previsão é de 120 leitos de internação, 35 de UTI, duas salas cirúrgicas e ambulatórios, com atendimento humanizado e especializado para crianças na cidade de Curitiba.
Segundo a Vice-Reitora, o objetivo é ampliar a capacidade e agilizar o atendimento infantil, com serviços 100% gratuitos pelo SUS.
“Esse é mais um passo importante para a construção física do HCzinho – uma necessidade do município e estado. Um hospital que vai muito além de apenas oferecer leitos. Vai criar um ambiente de tratamento adequado às crianças. Um sonho da universidade que começa a ser realizado”, concluiu.
A construção do prédio com 10 andares que vai abrigar o HCzinho será feita em terrenos na Rua General Carneiro, ao lado da maternidade do Hospital de Clínicas, e a previsão é que comece a operar até 2029 .
“Embora a construção será feita ao lado de um edifício com mais de 60 anos, o projeto do HCzinho é inovador. Afinal, existe uma alta demanda de crianças sendo atendidas diariamente e elas precisam de um cuidado especial. Essa nova estrtura é, portanto, mais do que necessária. Necessária para mitigar doenças e tratar com responsabilidade”, disse o Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
A busca por recursos que viabilizem a construção do Instituto Pediátrico do Hospital de Clínicas começou oficialmente em agosto e já contou com iniciativas como uma edição especial da tradicional Feijoada dos Amigos do HC. Além disso, estão previstos novos eventos ao longo dos próximos meses.
Quem tiver interesse e puder doar para o HCzinho pode efetuar sua contribuição por meio da chave pix hczinho@funpar.ufpr.br.
Por NC-UFPR Termina na próxima quinta-feira (4/9), às 17 horas, o prazo para inscrições no Provar Transferência 2026, […]
Recurso viabiliza a construção do novo hospital que deve triplicar a capacidade de atendimentos SUS em Curitiba A […]
Por Núcleo de Concursos Os candidatos inscritos no Vestibular 2026 da UFPR que pretendem concorrer pelas cotas destinadas a […]
Entre as atrações estão sessões de autógrafos e rodas de conversas sobre livros cobrados no Vestibular da UFPR […]