O Hospital de Clínicas da UFPR realiza nesta quinta-feira, dia 16, uma campanha de conscientização sobre a hepatite C. O evento será das 08 às 16 horas, no hall dos elevadores, no 1° andar do prédio central do hospital, localizado na Rua General Carneiro, n° 181, no bairro Alto da Glória, em Curitiba.
Profissionais de saúde estarão à disposição para esclarecer dúvidas sobre a doença, distribuir material informativo e realizar teste diagnóstico rápido a quem desejar. No teste, é colhida uma gota de sangue de um dos dedos da mão do paciente. Em três minutos, o resultado é obtido.
Caso o resultado seja positivo ao exame e, portanto, indicativo de que houve contato com o vírus da hepatite C, a pessoa terá um esclarecimento individual por um profissional de saúde e será devidamente encaminhada para atendimento especializado. Além do HC, os hospitais Oswaldo Cruz e Nossa Senhora das Graças também estarão realizando a campanha em suas respectivas instalações.
A médica hepatologista do Hospital de Clínicas, Maria Lúcia Pedroso, explica que a hepatite C, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atinge cerca de 180 milhões de pessoas no mundo todo e já é a principal causa de doença hepática crônica e de transplante hepático, devido ao fato de poder evoluir até a cirrose hepática e/ou câncer de fígado.
Causada por um vírus denominado VHC, a doença é adquirida quando o sangue contaminado penetra na corrente sanguínea de outro indivíduo. Entre as principais vias de transmissão estão as transfusões sanguíneas feitas antes de 1992 e o compartilhamento de agulhas, seringas, aparelhos de barbear e instrumentos de manicure.
A hepatite C não apresenta sintomas, tem evolução lenta e, por isso, seu diagnóstico muitas vezes é tardio, fazendo com que o tratamento tenha menor chance de resultado. O diagnóstico feito através de exames preventivos e o esclarecimento sobre o tratamento são essenciais para a obtenção da cura, bem como para diminuir a disseminação da doença.
Serviço:
Campanha de conscientização sobre a hepatite C
Dia 16 de junho de 2011
Hora: das 08 às 16 horas
Local: hall dos elevadores, no 1º andar do prédio central do HC
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: Bruno Zermiani(estagiário) com orientação de Mário Messagi Jr.
Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]
O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]
As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]
A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]