Neste sábado (26), dermatologistas de todo o País irão orientar gratuitamente a população sobre como se proteger do sol e examinar a pele para detectar sinais precoces da doença. No Hospital de Clínicas da UFPR, dermatologistas e residentes estarão na entrada do Anexo B, das 9h às 15 horas, fazendo uma triagem de pacientes com suspeita de câncer de pele.
Qualquer cidadão, mesmo que não possua cadastro no Hospital, pode ser atendido. A expectativa é de que sejam realizados cerca de 300 atendimentos, segundo a médica e professora de dermatologia, Fabiane Mulinari Brenner, coordenadora da Campanha no Hospital de Clínicas. ‘Esperamos que os pacientes aproveitem a oportunidade de um diagnóstico precoce do câncer de pele. Isso pode tornar o tratamento muito mais simples’, explica a médica. As avaliações não ocupam tempo da população, pois o câncer da pele é uma doença aparente, ou seja, seus sintomas são de fácil identificação.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que o câncer de pele é o que apresenta maior incidência no Brasil, correspondendo a 25% de todos os tumores malignos registrados. Os dermatologistas recomendam atenção especial na proteção contra os males do sol, principalmente em virtude da aproximação do verão, e alertam em relação à exposição excessiva, que representa o principal fator de risco dessa doença. O tipo de pele predominante na região Sul e o trabalho na lavoura são fatores de grande influência para a elevada incidência do problema no Paraná. A prevenção é importante, já que 90% dos casos podem ser tratados se descobertos no início.
Serviço:
Campanha em referência ao Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele no HC
Dia: 26 de novembro de 2011
Hora: das 09h00 às 15h00
Local: entrada do Anexo B do Hospital de Clínicas (Rua General Carneiro, 181 )
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: HC/Assessoria de Marketing Institucional
Ação busca valorização da comunidade surda ao longo do mês de setembro No dia 26 de setembro acontece […]
Resultado da ação humana, seja por acidente ou negligência, a introdução de animais e plantas exóticas que se […]
Professora Maria Amélia Sabbag Zainko, falecida em 2024, recebeu uma homenagem póstuma, realizada no Setor de Educação Profissional […]
Conciliar a maternidade com a vida universitária ainda é um desafio presente em todas as instituições de ensino […]