O ex-presidente do Banco Central e sócio da Tendências Consultoria Integrada, Gustavo Loyola, visitou hoje o reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho. Palestrante no Fórum Interdisciplinar de Direito e Economia, Loyola defendeu a importância das medidas de ajuste fiscal realizadas pelo Governo, embora considere que muitas delas resultarão em alto custo para o País.
“O Brasil sofre muito com a doença, mas aplicou um remédio que faz sofrer mais”, disse o ex-presidente do BC. Ele afirmou que a economia de despesas realizada agora é necessária porque houve descontrole dos gastos no passado, o que acabou reduzindo a capacidade de investimento do Brasil. “Nós gastamos o que não tínhamos e agora teremos que pagar conta”. E disse que uma das grandes lições aprendidas pelos políticos neste processo é que eles devem ter mais austeridade. “Eles deveriam aprender que não devem gastar o que não têm”, comentou.
Apesar disso, Loyola afirmou que não é tão pessimista como boa parte dos seus colegas de profissão. “Acho que a situação vai ficar mais amena no ano que vem, mas precisamos fazer uma reforma profunda porque temos problemas em todas as áreas importantes”. Ele aposta em um cenário de maior crescimento e menor inflação, a partir de 2016.
O reitor Zaki Akel Sobrinho disse que a presença de Loyola é importante para oferecer aos alunos o conhecimento e a experiência do ex-presidente do BC neste momento de crise enfrentado pelo País. Mesmo diante dela, o reitor revela otimismo. “Eu defendo investimentos fortes na Educação para melhorar a qualidade dos serviços públicos que prestamos. Nós não precisamos de um otimismo exagerado, nem ficar chorando”, concluiu Zaki.
Por Aurélio Munhoz
Animal atendido está em processo de estabilização no CReD-UFPR Por Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR Um […]
Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]
Retrospectiva | Matérias veiculadas pelo Portal UFPR ao longo de 2025 destacaram temas como o Universo UFPR e […]
Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]