Trabalhando nessa perspectiva, o Grupo PET – Programa de Educação Tutorial, composto por 14 alunos dos cursos de Geologia, Geografia e Engenharia Cartográfica, desenvolveu o Projeto “Educação Ambiental sobre Centros Urbanos para Ensino Médio”. As atividades realizadas no Colégio Hildebrando de Araújo no período de maio a dezembro, foram encerradas dia 8 de deste mês , oportunidade em que foi lançado uma publicação com trabalhos dos alunos participantes, além da distribuição de um livro sobre Educação Ambiental para os estudantes.
A iniciativa coordenada pelo professor Luiz Alberto Fernandes, do Departamento de Geologia, constitui uma atividade de extensão da PROEC – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura que contou com o apoio financeiro da PETROBRAS. Entre outras intenções, visou a criação de oportunidades didáticas de identificação, análise e compreensão dos problemas ambientais que acontecem na região onde está localizada a escola urbana. São episódios decorrentes da ocupação inadequada do território, contaminação da água e outros eventos naturais ou provocados pela ação do homem.
Transversalmente, outra meta cumprida foi a transmissão de conceitos básicos sobre as Geociências, ainda pouco presentes nos currículos do Ensino Médio brasileiro. Monitorados pelos universitários, os alunos foram incentivados a pesquisar temas ligados às Geociências, a participarem de oficinas e discussões. Como práticas, foram elaborados o levantamento dos problemas do bairro, a identificação dos processos ambientais naturais ou outros causados pelo homem, a construção de uma maquete da região, a identificação dos problemas observados na maquete e previsão de soluções e a edição do livreto sobre preservação ambiental para distribuição no bairro. “Para 2007, existe a possibilidade de desenvolver o mesmo trabalho numa instituição privada que conheceu e demonstrou grande interesse pela iniciativa”, diz o professor Fernandes. Através dessa interação com a comunidade o projeto cumpriu o verdadeiro caráter de uma atividade de extensão, um dos motes do Grupo, conclui o coordenador.
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: Sônia Loyola
O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]
Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]
Universidade receberá decoração natalina e programações culturais; palco poderá ser usado pelos grupos artísticos da instituição A Universidade […]