No dia 08 de março de 2007, quando foram lançadas as comemorações aos 95 anos da Universidade Federal do Paraná, aconteceu também o relançamento da GRIFFE UFPR, com a reativação da escolha de objetos de uso pessoal para estamparam uma das marcas mais importantes do Paraná.
Com todo o cuidado que a marca “UFPR” precisa ter para ser exposta em produtos de venda, as escolhas recaíram sobre objetos que atendem o perfil do público que atua na instituição e que busca, ao comprá-los, mostrar que faz parte de uma comunidade específica. Para cuidar do uso dessa marca em produtos de venda e com isso atingir o objetivo de exposição de marca, a Coordenadoria de Marketing Institucional sob a responsabilidade da servidora Elisabeth Baptista Bittar realiza constantes pesquisa junto ao público consumidor e com fornecedores, para adequar padrões e oferecer objetos que tenham qualidade – compatível com o que se espera da marca UFPR, a preços que estejam ao alcance dos diversos compradores.
Estratégias – “A marca UFPR é um objeto de desejo porque traduz muitos valores. Por isso, trabalhar essa marca em produtos que são colocados à venda requer muitos cuidados. Precisamos, sempre, dar o valor devido à marca e, ao mesmo tempo, oferecer produtos que sejam do interesse a preços que as pessoas possam pagar”, esclarece a coordenadora. Para ela, a marca não é apenas uma logomarca, mas é a própria identidade da instituição. “A receber um documento com a marca da Universidade, a pessoa que o recebe traduz aquela marca nos valores intrínsecos que ela carrega: qualidade de ensino, responsabilidade, órgão federal voltado à educação, atuação para promoção do progresso, entre tantos outros. Enfim, cada público irá ler essa marca dentro dos seus princípios, porém com a carga que todo o trabalho realizado pela instituição proporciona. Por isso, lidar com a marca e expô-la em objetos é uma tarefa bastante séria.”
Produtos – Em 2007, a coleção colocada à disposição trouxe muitas novidades. Além das tradicionais camisetas com o frontão do Prédio Histórico, a marca “UFPR” foi trabalhada em cores da moda para agradar principalmente a ala jovem estudantil. Foram acrescidos aos produtos iniciais novo formato de caneca, com cores variadas; canetas laser pensando em professores e pesquisadores; canetas voltadas ao dia-a-dia profissional e outras especiais; além de modelos de moletons e calças, que foram as peças mais procuradas dos objetos lançados.
“A aceitação dos modelos de moleton foi imediata. Mesmo em época de mais calor, a procura é bastante grande”, esclarece Elisabeth. Segundo a coordenadora, as mochilas e cadernos também tiveram boa saída. “Nossas ações de venda itinerante foram produtivas. Já estamos planejando as ações de 2008.”
Novos produtos – Para 2008 já estão sendo planejadas novas peças, como aquelas voltadas ao público específico que freqüenta o Centro de Educação Física e Desportos, do Setor de Ciências Biológicas. “A direção do Setor já nos pediu estudos sobre produtos para aquele público. Calção de banho, maiô, toalhas, toucas, pois o público freqüenta o local por ser da Universidade e já existe procura por produtos que tragam a marca.”
Serviço
Os produtos da GRIFFE UFPR são vendidos na loja, na FUNPAR – Fundação da UFPR. Rua João Negrão, 280. Horário de atendimento: segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h.
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: Patricia Favorito Dorfman
Relações sociais e familiares do escritor são tema de estudo do professor Ricardo Costa de Oliveira, do Departamento […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe, de 17 a 24 de junho, inscrições para o processo seletivo […]
A partir de junho, iniciativa do governo federal vinculada a projeto de extensão da UFPR começa as aulas […]
Com informações do MAE-UFPR O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE-UFPR) apresenta a exposição “Terra em […]