Alunos do Programa de Estudantes-Convênio de Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE) participaram de uma oficina de grafite onde puderam expressar representação e linguagem
Por João Cordeiro, sob supervisão de Daniel Felipe
Uma oficina de grafite vem aproximando estudantes estrangeiros da língua portuguesa por meio da cultura hip-hop, transformando a sala de aula em um espaço de identidade, acolhimento e diálogo intercultural. A atividade está inserida dentro das aulas, que ocorrem de segunda a sexta-feira, do Programa de Estudantes-Convênio de Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE), conduzida pela graduanda de Letras – Português e Espanhol, Emanuelli de Oliveira, sob orientação da professora Pollianna Millan, coordenadora de Políticas Linguísticas do Escritório de Relações Internacionais (ERI/UFPR), e pelo artista Gustavo Santos Silva.
A dinâmica, que se iniciou em 2023 no projeto de extensão PBMIH (Português Brasileiro para Migração Humanitária) e passou a integrar o PEC-PLE em 2024, já se tornou uma tradição no programa. Inspirada no verso “permita que eu fale, não as minhas cicatrizes”, da canção “AmarElo”, do rapper Emicida, os estudantes foram convidados a refletir sobre arte, criatividade, memória e resistência para produzir os murais grafitados.
Segundo a professora do PEC-PLE, Emanuelli de Oliveira, a atividade possibilitou uma maior desenvoltura e interação entre os alunos do programa, algo considerado, até então, difícil pela graduanda de Letras.
“A criação do mural abriu espaço para o reconhecimento da voz do outro e trouxe leveza ao ambiente. Em um determinado momento, ao olhar ao redor, vi os alunos mais tímidos dançando, rindo e ajudando colegas a concluir suas obras, o que me surpreendeu positivamente”, observou a professora.
O PEC-PLE é uma iniciativa do Ministério da Educação que oferece cursos gratuitos de língua portuguesa para estudantes estrangeiros em Instituições Federais de Educação Superior, com o objetivo de qualificar os migrantes paro o teste de proficiência Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros) e, posteriormente, ingressar no Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). Na UFPR, o Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) e o Escritório de Relações Internacionais (ERI) são os responsáveis por administrar o programa.
Serviço
PEC-PLE – Programa de Estudantes-Convênio de Português como Língua Estrangeira
Responsável: Escritório de Relações Internacionais (ERI/UFPR) Contato: pec@ufpr.br
WhatsApp: (41) 98818-254 (segunda a sexta, das 08h às 17h
O Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (LEC-UFPR), por meio do Projeto de Monitoramento de […]
O SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo Por Flavia Keretch, […]
UFPR traz a terceira reportagem da série que explica, com o auxílio de seus professores, o conceito de […]
Informações da CPA-UFPR Está no ar a Avaliação Institucional 2025 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), coordenada pela […]