Gestão da UFPR e Comando de Greve Docente realizam reunião e avançam nas negociações

24 maio, 2024
10:40
Por Carlos Rocha
0
Carrossel

Em uma reunião realizada ontem (23/05) no prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Praça Santos Andrade, a gestão da UFPR se encontrou com representantes do comando de greve dos docentes. Antes do início, a pedido dos interessados, houve uma reunião com o comando de greve unificado, com participação também de representantes dos técnicos e dos estudantes, que entregaram documento para o reitor.

Foto: Leonardo Bettinelli.

O representante do comando de greve dos técnicos reconheceu a regularidade e a transparência das reuniões com a administração da universidade, destacando avanços significativos nas negociações. As negociações com os técnicos está mais adiantada, já aconteceram seis reuniões entre comissão da gestão e do comando de greve. Os representantes dos alunos apresentaram pela primeira vez suas pautas de reivindicações.

Após as falas iniciais, teve início mais uma rodada de negociação entre a gestão da UFPR e os representantes dos docentes. Mais de 80% das pautas de reivindicações apresentadas pelo movimento já estão encaminhadas, demonstrando uma convergência de pautas e uma busca colaborativa por soluções entre a gestão e os representantes dos professores. No entanto, ainda existem pontos a serem debatidos para buscar melhores soluções conjuntas.

Foto: Leonardo Bettinelli.

No ponto dos Restaurantes Universitários (RU), por exemplo, ficou acordado que a UFPR testará novas formas de atendimento. Esse esforço visa reduzir o tempo de espera nas filas, em um acordo estabelecido entre a gestão e os docentes, que será ainda explanado aos demais representantes dos técnicos e dos estudantes.

O reitor comunicou ao comando de greve docente que esteve na quarta-feira (22/05) no Ministério Público Federal (MPF) em diálogo com o procurador da República que está oficiando como substituto, no caso da recomendação. Ressaltou ainda que, embora considere desnecessária e indesejada a intervenção do MPF, que recomendou a suspensão da reunião deliberativa do Coun, sobre o calendário acadêmico na UFPR, como gestor da instituição, destacou a necessidade de lidar com essa questão com muita responsabilidade institucional e cautela em relação às possíveis consequências jurídicas a todos os conselheiros. O reitor também explicou que, nos últimos seis anos, houve mudanças jurídicas significativas, principalmente na interpretação da Lei de Greve. 

A reunião foi considerada produtiva entre os participantes, mostrando um comprometimento mútuo na busca por soluções que atendam aos interesses da comunidade universitária. Participaram do encontro o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, a chefe de gabinete, Marinês de Pauli Thomaz, o pró-reitor de gestão de pessoas, Douglas Ortiz Hamermuller e o superintendente de comunicação, Carlos Rocha.

Sugestões

25 junho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) esteve presente na 1ª Conferência Nacional de Mudanças Climáticas, realizada no auditório […]

25 junho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria e apoio da Universidade de Minas Gerais (UFMG),  Instituto Federal […]

25 junho, 2024

As inscrições para os cursos intensivos de inverno do Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) da Universidade Federal […]

21 junho, 2024

Em assembleia realizada na data de hoje (20/06), convocada pela Associação dos Professores da UFPR (APUFPR), os docentes […]