Aberto na semana passada, a exposição ‘Geraldo Leão: Pretérito presente’ fica em cartaz até o dia 17 de agosto no Museu Municipal de Arte (MuMA), na Av. República Argentina, 3430, em Curitiba. A mostra é constituída por pinturas feitas pelo artista, professor do Departamento de Artes da UFPR, entre o final da década de 1980 aos 1990 e também por trabalhos mais recentes.
“Embora não tenha cessado sua atividade artística no interregno entre os dois períodos, mas a reduzido significativamente, Geraldo Leão retoma sua produção a partir de alguns elementos perseguidos à exaustão em sua trajetória: a impossibilidade expressiva do gesto, uma vez tornado linguagem, justaposto, repetido e o estabelecimento de uma utópica ordem do acaso. Assim, com os pés cravados no presente, o artista olha seu próprio passado no intuito de promover a atualidade da pintura, de vigorá-la para que esta possa dizer da complexidade do contexto contemporâneo”, descreve a curadora da exposição, Cristiane Silveira, mestre em Filosofia e doutoranda em História pela UFPR.
Além da mostra de 21 trabalhos do artista no Museu Municipal de Arte, o projeto ‘Geraldo Leão: Pretérito presente’ terá extensa programação que inclui minicurso de formação para estudantes de artes e professores da rede pública de ensino, debate, ciclo de estudos e mesa-redonda com a presença do artista.
Serviço:
Exposição ‘Geraldo Leão: Pretérito Presente’
Curadoria: Cristiane Silveira
Visitação: de 22 de maio a 17 de agosto de 2014, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h
Local: Museu Municipal de Arte – MuMA – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430)
Mais informações: (41) 3329-2801 e portaocultural@fcc.curitiba.pr.gov.br
Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]
O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]
As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]
A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]