O encontro em Curitiba foi mais uma atividade da RIEP – Rede de Integração da Educação Pública, que permite a construção de um diálogo permanente entre as escolas públicas da Educação Básica e a Universidade, além de contribuir para com o esforço da UFPR em desenvolver programas de inclusão social e racial.
Uma das palestras foi realizada pela professor Maria Madselva Ferreira Feiges, do Setor de Educação da UFPR, que abordou “Currículo: espaço de socialização do conhecimento”, possibilitando aos participantes repensar sua prática educativa como uma ação transformadora da realidade. A temática desse módulo trata sobre os “Estudos Integradores para Articulação Teórico-Prática das Áreas do Conhecimento”, dá continuidade às atividades desenvolvidas nos últimos dois anos.
Este módulo possibilitará aos educadores discutir as questões do processo ensino-aprendizagem nos encontros interdisciplinares que serão realizados de agosto a novembro deste ano. De acordo com a PROGRAD as atividades da RIEP têm ajudado a construir um diálogo permanente entre as escolas públicas da Educação Básica e a UFPR através da troca de experiências e de conhecimentos que irão ajudar na melhoria da qualidade do ensino público.
De acordo com a PROGRAD a contribuição da UFPR para as escolas da RIEP possibilita a coleta de informações diretamente dos professores da educação básica. As demandas, bem analisadas, deverão impactar positivamente os currículos dos cursos de graduação da UFPR especialmente das licenciaturas, bem como provocar ações conjuntas nos diversos níveis de ensino na busca de alternativas para os problemas educacionais nas relações de ensino-aprendizagem.
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Fonte: ACS
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