O empenho conjunto da comunidade acadêmica da UFPR esteve presente em todas as falas durante a breve solenidade de abertura do 1º Festival UFPR de Ciência, Cultura e Inovação, realizada nesta segunda-feira (23) no Teatro da Reitoria, em Curitiba. Criado para promover junto à sociedade as atividades desenvolvidas pela universidade, o festival reúne atrações já tradicionais do segundo semestre, mas também testa formas não acadêmicas de interação com o público. Algumas delas: apresentações culturais, oficinas, rodas de conversa e visitas guiadas. “O festival surgiu não só como uma festa institucional, mas da cidade”, resumiu o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.
O reitor destacou ainda a importância de que o festival tenha saído do papel, mesmo frente às dificuldades orçamentárias que ameaçam a continuidade das atividades da UFPR neste ano. A solução para isso, ressaltou, foi “racionalização orçamentária total”, o que, nas palavras da organização, possibilitou que o festival tivesse “custo quase zero”.
Abertura do Festival UFPR de Ciência, Cultura e Inovação contou com as falas dos professores Leandro Gorsdorf, pró-reitor de Extensão e Cultura; Ricardo Marcelo Fonseca, reitor; Francisco Mendonça, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação; e Eduardo Barra, pró-reitor de graduação (da esq. para a dir.). Fotos: Marcos Solivan/Sucom-UFPR
Parte dessa conquista se deveu ao fato de a comunidade universitária ter participado ativamente da organização dos eventos que compõem o festival. Os principais são a 11ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), a XVII Feira do Livro Editora UFPR e a 38ª Semana Literária & Feira do Livro Sesc, e o evento Vai Lá e Faz UFPR, voltado à inovação (veja aqui a programação completa, que vai até este sábado, 28).
“Foi importante fazer esse festival porque precisamos que a universidade mostre a sua cara, o seu valor, o que nenhuma outra instituição faz como fazemos. Assim, podemos mostrar como somos imprescindíveis”, explicou. Fonseca voltou a classificar as universidades públicas como as “usinas de cultura e intelectualidade” brasileiras. “[Por isso] a sociedade precisa mais do que nunca da universidade pública”.
Conhecimento
O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Francisco de Assis Mendonça, destacou que o foco do Festival UFPR é promover a produção de conhecimento da universidade, que se dá em diferentes campos (atividades formativas, pesquisa, inovação, extensão e cultura). “A organização nos exigiu criatividade e ousadia, mas é uma oportunidade única de a universidade colocar a público suas atividades de maneira mais aberta”. Durante a Siepe 2019, por exemplo, serão apresentados quase 2,8 mil trabalhos de graduação que mostram o comprometimento dos estudantes com essa produção desde os primeiros anos de vínculo com a UFPR. O número supera em cerca de 11% o de trabalhos apresentados em 2018.
Solenidade levou público ao Teatro da Reitoria, em Curitiba; ampla, a programação do festival vai até este sábado (28)
O aumento no número de trabalhos também foi lembrado pelo pró-reitor de graduação, Eduardo Barra, como um bom indicativo do engajamento da comunidade acadêmica. “São números que precisam ser comemorados, porque mostram que a resposta dos estudantes foi a melhor possível”, avaliou. Para Barra, a participação em eventos de promoção científica e cultural é, antes de tudo, uma oportunidade de incremento na formação dos estudantes da universidade. “Do ponto de vista da formação, é extremamente importante dar protagonismo ao estudante”, lembrou.
Também nos eventos de extensão e cultura houve participação decisiva da comunidade acadêmica, salientou o pró-reitor Leandro Gorsdorf. “Tivemos uma grande resposta, por exemplo, quando lançamos os editais para selecionar as atividades culturais e as oficinas”, afirmou. Entre os destaques da programação do festival nessas áreas estão as 58 oficinas (todas com vagas esgotadas), 40 rodas de conversa, cinco atividades extensionistas (como visitas a museus) e 35 atividades culturais marcadas para ocorrerem no Pátio da Reitoria.
Confira a programação completa do 1º Festival UFPR de Ciência, Cultura e Inovação, que inclui a 11ª Siepe, aqui
Leia mais notícias sobre o Festival UFPR neste link
Veja a programação da Siepe 2019 aqui
A obra da socióloga integra leitura obrigatória do vestibular 2025; evento reuniu pesquisadoras de todo o Brasil A […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi informada no último domingo (13) pela empresa Cozinha Gourmet – responsável […]
Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]
O evento, organizado pela UFPR, será realizado na UTFPR, em Curitiba, nesta sexta-feira e no sábado A autora […]