Imagem Padrão

Festival Internacional de Cine Santa Cruz premia documentário produzido por alunos da UFPR

29 outubro, 2018
17:11
Por Bruna Soares
Extensão e Cultura

O curta-metragem “Fora da Caixa”, produzido por alunos da UFPR, foi eleito o melhor documentário universitário do Festival Internacional de Cine Santa Cruz (Fenavid). O evento anual, promovido pela Fundación Audiovisual (Fundav), organização cultural sem fins lucrativos, foi realizado de 18 a 24 de outubro em Santa Cruz, na Bolívia, e premiou longas-metragens, curtas-metragens de ficção e documentários.

“Fora da Caixa” foi dirigido e editado pelo estudante Eduardo Martins Zimmerman Camargo, com participação do aluno Kaoan Toledo como assistente de edição, ambos do oitavo período do Curso de Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda. O audiovisual de 15 minutos foi gravado em 2017 em Curitiba e em Guaraqueçaba, no litoral do Paraná, em parceria com a produtora Julieta Audiovisual. O curta remete à ideia de que pensar “fora da caixa” é uma forma de lutar contra o estado das coisas – o status quo. “É um documentário sobre novas formas de sociabilidade e maneiras possíveis de entender a sociedade e se colocar nela. Entrevistamos pessoas de vários perfis com algo em comum, que era a militância ou o ativismo social, e mostramos como entregam isso diariamente em seus cotidianos – no trabalho e de outras formas”, informa Eduardo, que recebeu a notícia sobre a premiação por meio de um amigo que participou do festival. “Fora da Caixa” é o seu primeiro documentário e o quarto curta-metragem.

Imagem do curta-metragem “Fora da Caixa”, vencedor na categoria melhor documentário universitário do Fenavid. Foto: Natasha Durski.

O prêmio de melhor ficção universitária foi para “Valentina”, produção da boliviana Monica Mallea. Entre os longas premiados, “Últimos dias em Havana”, do cubano Fernando Pérez, que conta a história de um doente terminal com AIDS; “Averno”, de Marcos Loayza, que aborda o nascimento de um herói; e “Ukamau e Ké”, documentário filmado pelo equatoriano Andrés Ramírez e que retrata a trajetória do rapper boliviano Abraham Bojórquez, pioneiro no hip hop andino.

Ao todo, 80 audiovisuais foram exibidos em bairros, salas e na prisão de Palmasola. Desde a primeira edição, em 2001, o Fenavid apresentou mais de 10 mil produções de 30 países. O festival reúne produtores, diretores, atores e outros profissionais do cinema e oferece debates, palestras e oficinas aos participantes. 

Mais informações sobre o evento e sobre os vencedores no site oficial do Fenavid e Página do festival no Facebook.

Sugestões

30 julho, 2025

Conversa versou sobre participação cidadã nos rumos das instituições públicas A Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu, na […]

30 julho, 2025

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de Licenciatura em Letras Libras (Língua Brasileira de Sinais) da UFPR. São 30 vagas, das quais 22 para pessoas surdas e 8 para ouvintes.

30 julho, 2025

Para guiar práticas do movimento de ciência aberta, pesquisadoras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) lançam o livro […]

29 julho, 2025

No último sábado (26), o pátio da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi palco do Festival […]