No último sábado (26), o pátio da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi palco do Festival Curitiba Vibra África, evento que reuniu expressões culturais africanas e afro-brasileiras. A universidade participou da organização e realização do festival, por meio da Coordenadoria de Políticas para Migrantes e para Povos Tradicionais e Originários (CP-Povos), da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe).
O evento contou com apresentações musicais, de dança e poesia, reunindo artistas como Jacob Cachinga (Angola), Pâmela Shiroma (Brasil), DJ Mitay (Brasil), David Guitarra (Congo), Slim Drácula (Guiné-Bissau), Kọrin Lẹwa (Brasil), Nel G Quiss (Angola), ChingyKlean (Nigéria), Rivotrio (Brasil), Musipere (Congo), Richard Longo (Congo) e Rubia Divino (Brasil). O festival também teve gastronomia, moda e artesanato de pequenos empreendimentos da comunidade migrante da cidade.
A organização estima que mais de 700 pessoas participaram do festival ao longo da programação. De acordo com Nathielly Santos, coordenadora da CP-Povos, o apoio ao evento reforça o compromisso da UFPR com políticas de acolhimento e integração de pessoas migrantes.
“A universidade é frequentemente procurada por órgãos públicos e organizações sociais para atuar em frentes relacionadas ao acolhimento de migrantes, oferecendo ações voltadas à aprendizagem da língua portuguesa, regularização documental, formação e capacitação, e reconhecimento de saberes e diplomas”, afirma. “Ao abrir suas portas para eventos como o Vibra África, a UFPR não apenas amplia sua função formativa, mas também se consolida como espaço de encontro, resistência e reconhecimento das múltiplas vozes que compõem a sociedade brasileira”.
O Festival Curitiba Vibra África teve apoio da CP-Povos e da Proafe, além da Superintendência de Logística (Sulog); da Pró-reitoria de Orçamento e Administração (Proad); da Coordenadoria de Acompanhamento e Avaliação de Serviços Terceirizados (Caast) e da Superintendência de Comunicação (Sucom).
Com informações da CP-Povos/Proafe
Os estudantes do curso de Oceanografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão tendo a experiência da navegação […]
Conversa versou sobre participação cidadã nos rumos das instituições públicas A Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu, na […]
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de Licenciatura em Letras Libras (Língua Brasileira de Sinais) da UFPR. São 30 vagas, das quais 22 para pessoas surdas e 8 para ouvintes.
Para guiar práticas do movimento de ciência aberta, pesquisadoras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) lançam o livro […]