Uma celebração ao livro e à leitura que estão presentes no cotidiano. Esta é a proposta da 22ª edição da Feira do Livro da Editora UFPR, que acontece até o dia 4 de setembro com o tema “Tem um livro no meio do caminho”, inspirado nos versos de Carlos Drummond de Andrade.
No pátio da Reitoria da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, a Feira reúne 15 expositores, entre livrarias e editoras comerciais e universitárias. O público pode conferir títulos com até 50% de desconto, além de uma programação cultural diversa.
Nesta edição, uma das novidades é que a Feira do Livro está acontecendo ao mesmo tempo do Curitiba Noir, evento que busca difundir o gênero noir presente na literatura e no cinema. Nesta segunda-feira (1º), durante a Feira, a escritora Irka Barrios ministrou a oficina literária “Imaginar monstros”. O Curitiba Noir também tem um estande próprio, trazendo alguns títulos do gênero.
Outra novidade da programação são as rodas de conversa sobre os livros cobrados no Vestibular da UFPR. O coordenador da Editora UFPR, Francisco Innocêncio, destaca a promoção destas feiras em ambientes universitários como uma celebração à leitura e à publicação de livros.
“Estamos aqui com uma grande oferta de livros que estão sendo oferecidos a preços acessíveis, uma grande variedade não só de livros acadêmicos, mas livros para todos os gostos”, afirma. “Eu acho que hoje celebrar o livro, estimular a leitura, em um ambiente que tem sido tão adverso para a leitura, o conhecimento, e a ciência, é uma grande coisa. Várias pessoas falam isso, mas eu vou repetir, é um ato de resistência”.
Autoridades estiveram presentes na abertura oficial da Feira do Livro. Da esquerda para a direita: pró-reitora de Extensão e Cultura, Andréa Berriel Mercadante; reitor da UFPR, Marcos Sunye; vice-reitora da UFPR, Camila Fachin; coordenador da Editora UFPR, Francisco Innocêncio; assessora da Editora UFPR, Rachel Pavim. Foto: Amanda Poso/Sucom-UFPR
Um dos expositores presentes na Feira do Livro da Editora UFPR é a Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). Representando sete editoras, o estande traz centenas de títulos acadêmicos sobre diversos temas. Margarete Simoeone, representante da associação, fala da importância da presença da Abeu em feiras literárias.
“Isso representa trazer o conhecimento produzido dentro das universidades para toda a comunidade acadêmica. Por isso a gente faz questão de todo ano estar presente nessa Feira da Editora UFPR, para mostrar aos professores e alunos a produção das editoras universitárias e trazer essa divulgação”.
A Feira também dá espaço para livrarias locais. Uma delas é a Joaquim Livros e Discos, localizada há 18 anos no Centro de Curitiba. Marcos Duarte, dono da Joaquim (que também funciona como sebo), vê a presença na Feira como uma forma de divulgar a livraria, que tem como um dos destaques livros raros da área de humanidades.
“A gente veio representando quatro editoras e mais alguns livros diversos nessas áreas. Estamos fazendo eventos para lembrar o público universitário, que sempre foi a nossa prioridade, que continuamos atendendo”.
Isabela Santos é uma das universitárias que esteve presente na Feira do Livro. Estudantes de Letras Italiano na UFPR, ela aproveitou as promoções para adquirir livros na língua italiana. A jovem conta que visita a Feira desde 2019.
“Acho que esses eventos são muito bons para os estudantes. Muitas vezes a gente não tem tempo para ir a todos os lugares e conhecer as editoras e livrarias. Trazer a Feira para o público é uma forma de acessibilizar esse contato maior com os livros, com as editoras e autores novos”.
XXII Feira do Livro da Editora UFPR
1º a 4 de setembro – presencial, das 9h às 20h no Pátio da Reitoria (esquina das ruas XV de Novembro e General Carneiro)
5 a 7 de setembro – online, em eventos-editora.ufpr.br
Apresentação vai mergulhar na obra do compositor cearense, coautor de sucessos como “Asa Branca”; entrada é gratuita Nos […]
Curso tem duração de dois meses; inscrições vão até quinta-feira (4) Por João Heim Através de ação de […]
A Universidade Federal do Paraná abriu oficialmente as atividades do projeto de extensão Português Brasileiro para Migração Humanitária […]
Por NC-UFPR Termina na próxima quinta-feira (4/9), às 17 horas, o prazo para inscrições no Provar Transferência 2026, […]