Trabalhos de 82 estudantes de ensino fundamental e médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão expostos na VIII Feira Regional de Ciências do Litoral, que começou nesta terça-feira (23) e vai até quinta (25), em Paranaguá. O evento é organizado pelo Laboratório Móvel de Educação Científica (LabMóvel), programa de extensão da UFPR Litoral, e tem como objetivo incentivar o interesse pela ciência e a troca de conhecimentos.
Esta é a primeira vez que o município de Paranaguá sedia a feira, tradicionalmente realizada em Matinhos. A Prefeitura da cidade é parceira da UFPR na realização do evento. De acordo com os organizadores, foram inscritos 115 trabalhos, de alunos de escolas públicas e particulares, dos quais 82 foram selecionados para a exposição.
Durante a feira, uma comissão de avaliadores visita os estandes para analisar os trabalhos e escolher os que serão premiados ao final.
A Feira de Ciências do Litoral foi aberta nesta terça-feira, no Ginásio Albertina Salmon, em Paranaguá.
Além da exposição, a programação da Feira de Ciências inclui os minicursos Aprendizagem Criativa, Xadrez Básico, História e Cultura Afro-Brasileira e Africana para o Ensino de Ciências (Lei 10.639/03) e Projeto Social e Tecnologia. Os visitantes ainda podem assistir a exibições no planetário do Museu Newton Freire Maia e conferir a exposição da Associação MarBrasil.
A programação completa e mais informações estão disponíveis aqui.
LabMóvel
O LabMóvel é um programa de divulgação científica que desde 2006 trabalha principalmente com professores e estudantes das escolas públicas do litoral do Paraná. Ele foi concebido a partir de um diagnóstico sobre a realidade do ensino das Ciências no litoral do Paraná, e se propõe a conscientizar a população local para preservar o ambiente natural da região inserida em um local de grande pressão antrópica e desenvolvimentista. O objetivo do LabMóvel é aproximar o conhecimento científico da comunidade da região, trabalhando pela sensibilização e pela educação científica e ambiental.
O LabMóvel desenvolve ações educacionais como: produção de material didático, como livros, vídeos, jogos, banners e um periódico, eventos científicos, Clubes de Ciências, exposições temáticas, Feira Regional de Ciências e projetos de pesquisa.
Os estudantes do curso de Oceanografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão tendo a experiência da navegação […]
Conversa versou sobre participação cidadã nos rumos das instituições públicas A Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu, na […]
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de Licenciatura em Letras Libras (Língua Brasileira de Sinais) da UFPR. São 30 vagas, das quais 22 para pessoas surdas e 8 para ouvintes.
Para guiar práticas do movimento de ciência aberta, pesquisadoras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) lançam o livro […]