Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Fazenda da UFPR recebe a visita do senador Flávio Arns

Prof. Volnei Pauletti, senador Flávio Arns,, professora Graciela Bolzon de Muniz, professora Alda Monteiro e Rafael Bertoldi, chefe de gabinete do senador. (foto Marcos Solivan)

O senador Flávio Arns (PSB/PR) visitou hoje (20 de novembro) o Centro de Estações Experimentais do Cangüiri, também conhecido como Fazenda do Canguiri, da Universidade Federal do Paraná.  O parlamentar foi recebido pela vice-reitora da UFPR, Graciela Bolzon de Muniz, pelo diretor do Setor de Ciências Agrárias, professor Volnei Pauletti e pela diretora da Fazenda, professora Alda Monteiro, além de professores e pesquisadores. O objetivo da visita foi apresentar ao parlamentar as atividades de pesquisa, ensino e extensão realizadas na fazenda, bem como as demandas de infraestrutura  e maquinário decorrentes dessas atividades.

Durante a conversa, o senador sugeriu ampliar as atividades abertas à comunidade, como visitas aos projetos sediados na fazenda., que fica no município de Pinhais. “Acredito ser importante encontrar mecanismos para aproximar as universidades da comunidade e, em especial, da educação básica”, destacou ele. O senador também explicou como funcionam os trâmites para a distribuição de emendas parlamentares , tanto em bancada quanto individuais, e as possibilidades de financiamento público para projetos no segmento agrícola.

Durante um tour pela fazenda, foram apresentados ao senador diversos projetos, como o de conservação do porco moura, a criação de abelhas e ovelhas, as plantações, projetos biodinâmicos e agropastoris.]

Segundo a professora Alda Monteiro , diretora da unidade, o local exige manutenção constante e trabalhosa, afinal, a área ocupa 159 alqueires. São 16 km de estradas internas, criações de ovinos, bovinos e ainda a produção de aves, coelhos, suínos e abelhas.  As áreas agrícolas incluem horta orgânica, setores de fruticultura, floricultura e o cultivo do milho para produção de silagem, que alimenta os animais, e mais as áreas de pastagem em geral, entre outras atividades importantes para o ensino nas Ciências Agrárias.

Sobre as Estações Experimentais da UFPR

O Setor de Ciências Agrárias administra quatro estações experimentais, destinadas à pesquisa, ensino e extensão.  São unidades localizadas nas áreas rurais do estado, utilizadas em atividades didático-pedagógicas e pesquisas científicas dos cursos de graduação e pós-graduação. São elas:  o Centro de Estação Experimentais – Fazenda Cangüiri, em Pinhais/PR,  a Estação Experimental Rio Negro (Rio Negro/PR) – Prof. Dr. Carlos Firkowski, a Estação Experimental São João do Triunfo – Prof. Arno Seitz (São João do Triunfo – PR) e a Estação Experimental em Cana de Açúcar(Paranavaí/PR).

Sugestões

UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...
UFPR recebe o Selo de Qualidade OAB Recomenda em reconhecimento ao ensino jurídico de excelência
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi agraciada com o prestigioso Selo de Qualidade OAB Recomenda,...