O Centro de Estações Experimentais do Canguiri – Fazenda Canguiri recebeu a instalação de uma estação de monitoramento de dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Com nome de Estação PRPI (Pinhais), o equipamento já entrou em operação e seus dados já estão disponíveis no portal IBGE. A estação integra a Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS (Global Navigation Satellite Systems).
Os dados disponibilizados pelas estações, espalhadas por todo Brasil, são usados em processos como demarcação de propriedades, agricultura de precisão, pesquisas científicas, geodinâmica, navegação e estudos sobre a variação do nível do mar e georreferenciamento de imóveis rurais, entre outras utilidades.
“Esta é mais uma iniciativa do Setor de Ciências Agrárias através do Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri, de integração da UFPR com a sociedade. Esta estação e parceria com o IBGE possibilita aos professores, técnicos e estudantes da UFPR, em especial aos que desenvolvem trabalhos na Fazenda Canguiri, ter dados precisos e em tempo real ao lado de suas pesquisas, algo muito relevante e incomum para as condições brasileiras”, observa o professor Volnei Pauletti, diretor do Setor de Ciências Agrárias.
As estações disponibilizam para download no portal do IBGE dados de observações e navegação GNSS, para posicionamento em tempo real, fornecendo fluxos de dados em tempo real.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE é o principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.
Confira os dados das estações no link abaixo:
O prazo é o mesmo para os dois grupos: de 20 a 22 de janeiro A chuva forte […]
Interessados em concorrer a uma vaga na UFPR pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) já podem se inscrever […]
Estão abertas até 8 de fevereiro as inscrições para a edição 2025 do Polo Olímpico de Treinamento Intensivo […]
Servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Paraná já podem preencher a primeira fase da Avaliação de Desempenho 2025. […]