Em cerimônia prestigiada por alunos, professores, diretores de Setor, pró-reitores e a vice-reitora, o reitor Carlos Augusto Moreira Júnior presidiu a solenidade de abertura desta nova unidade, que terá um atendimento diferenciado para a comunidade tanto interna quanto externa.
“Esta Farmácia é um espaço importante para os alunos da graduação, para a prestação de serviços para a comunidade, das pessoas que precisam de orientação e produtos adequados para a sua saúde”, disse o reitor. Ele destacou que a Farmácia é fruto do trabalho de várias pessoas e de muita determinação e vontade. Lembrou ainda que a Farmácia Escola estava fechada há muito tempo e que sua importância é fundamental para os alunos da graduação, comparando: o estudante do curso de Farmácia sem Farmácia Escola é quase como o estudante de Medicina sem o HC – Hospital de Clínicas ou os de Odontologia sem a Clínica Odontológica.
Segundo a professora Grace Maria Ferreira de Castro Wille, Chefe do Departamento de Farmácia, a Farmácia-Escola – cujas instalações seguem todas as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – será realmente um modelo, onde 50 alunos da graduação farão estágio a cada semestre; outros 54 alunos da modalidade estágio/observação; além dos estagiários voluntários e da pós-graduação. “Eles farão estágio em todos os setores da Farmácia, desde a parte administrativa, passando pela dispensação, atenção ao paciente, manipulação”, explicou, salientando que os estudantes sairão aptos a dirigir qualquer tipo de farmácia, exceto a hospitalar.
Atenção farmacêutica – Como um verdadeiro campo para o ensino, pesquisa e extensão, a nova unidade ofertará um trabalho realmente diferenciado para a clientela que a procurar. Dois profissionais farmacêuticos fazem parte da equipe de trabalho e, auxiliados pelos estagiários, atenderão com hora marcada os pacientes e prestarão uma assistência farmacêutica, promovendo assim uma interface entre pacientes e médicos. Nessa assistência, o profissional irá ajudar o paciente a entender a medicação que está utilizando, quais são os aspectos a serem considerados no uso do medicamento, a relação com a alimentação, e outras orientações técnicas pertinentes.
A Farmácia Escola da UFPR funciona das 8h às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Além de medicamentos convencionais, trabalha também com manipulação e medicamentos homeopáticos e cosméticos.
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: Leticia Hoshiguti
O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]
Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]
Universidade receberá decoração natalina e programações culturais; palco poderá ser usado pelos grupos artísticos da instituição A Universidade […]