Exposição “Terra Incógnita:60 anos” estreia no MusA 05 de dezembro e vai até 01 de abril de 2024

28 novembro, 2023
14:05
Por Bruna Soares
Extensão e Cultura

Terra Incógnita é uma exposição processual e insere-se na programação do evento intitulado “60 anos do golpe: memória, lutas e resistências”, organizado pelos setores de Artes, Comunicação e Design, de Ciências Humanas e de Ciências Jurídicas da UFPR.

Terra Incógnita: 60 anos é um trabalho processual em poética, orientado pela reflexão sobre as territorialidades implicadas na circunscrição espacial de três países da América do Sul por onde Tânia percorreu desde que nasceu: Brasil, Argentina e Chile. Envolve, portanto, uma territorialidade subjetiva de fronteiras incertas. A proposição, pesquisa e curadoria é da professora do Departamento de Artes, Tânia Bloomfield. A exposição começa dia 05 de dezembro de 2023 e vai até o dia 01 de abril de 2024.

Do ponto de vista conceitual e simbólico, Tânia entrelaça sua existência às de contemporâneos desta Terra incógnita que não teve a chance de conhecer, pelo fato de que foram vítimas de desaparecimentos forçados, de tortura e de assassinatos políticos.

As linhas de suas vidas foram cortadas, antes que pudessem ser urdidas com outras linhas de existência. Do ponto de vista formal, aqui, a linha é a unidade que conecta os invisíveis, os ausentes, àqueles que têm a vitalidade, o poder e o dever de cultuar a sua memória e de admirar a coragem de terem se levantado contra a tirania e o reacionarismo, lutado pelas liberdades de diferentes naturezas e se colocado contra o corte histórico que foi imposto ao curso da democracia. A evocação de suas vidas se dá pela anima da escrita de caráter performático.

Com o intuito de estabelecer diálogos com diferentes pessoas, principalmente de idades diferentes, a exposição extrapola seu espaço e tempo. Durante o ano de foi ofertada a disciplina de graduação para os cursos de Artes Visuais da Universidade Federal do Paraná (UFPR), “Estudos em Poéticas 3 – Terra Incógnita: 60 anos”; contando com a participação de profissionais acadêmicos de diferentes campos em palestras e mesas-redondas; articulando a apresentação de artistas visuais e seus trabalhos em poéticas que, de forma mais referencial ou tangente, se relacionam com a temática desta exposição; com a disponibilização de uma biblioteca física que serviu à pesquisa, ao público visitante do espaço expositivo; e com o lançamento de um site que também tem um caráter dinâmico e processual, que estenderá a exposição para além do período em cartaz no MusA-UFPR

A programação da exposição no MusA conta ainda com performances de artistas do cenário contemporâneo de Curitiba e mesas redondas com professores da UFPR e pesquisadores convidados.

Serviço:

Exposição: Terra Incógnita: 60 anos
Abertura: 05 de dezembro – 18h
Período expositivo: 06 de dezembro de 2023 a 01 de abril de 2024
Curadoria: Tânia Bloomfield
Local: Museu de Arte da UFPR – Prédio Histórico da UFPR -Rua XV de Novembro, 695, 1º andar.
Funcionamento do MusA: Segunda a sexta das 09h às 12h e das 13h às 18h.

Programação Completa:
Abertura da exposição – 05/12/23
18h00/18h30: Performance da artista Érica Storer, no pátio interno do prédio histórico da UFPR – subsolo.
19h00/22h00: Mesa-redonda “Às voltas com os 60”.
Participantes: Caroline Saut Schroeder; Paulo Roberto de Oliveira Reis; Tânia Bittencourt Bloomfield.

Dia 29/02/24
18h00 – Performance da artista Marina Ramos, no hall do vitral do MusA – 1º andar
19h00/22h00: Mesa-redonda “O invisível pode existir?”
Participantes: Leandro Franklin Gorsdorf; Luiz Gabriel da Silva; Miliandre Garcia de Souza.

Fechamento da exposição – 01/04/24
18h00/18h30: Performance da artista Eliana Brasil, no pátio interno do prédio histórico da UFPR – subsolo
19h00/22h00: Mesa-redonda “Resistir e não esquecer”.
Participantes: Célio Luiz Pinheiro; Fabrícia Cabral de Lira Jordão; Felipe Prando e Milla Jung

Com informações da equipe do MusA

Sugestões

26 julho, 2024

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) divulgou o período complementar da Avaliação de Desempenho 2024 dos servidores […]

24 julho, 2024

O linguista Carlos Alberto Faraco e o professor de literatura brasileira Fernando Gil são finalistas na categoria Letras, Linguística e Estudos Literários; Maria Isabel Limongi, na de Filosofia.

23 julho, 2024

Coalizão Paraná pela Década do Oceano já reúne cerca de 90 pesquisadores paranaenses em torno da cooperação e da divulgação de conhecimento sobre temas oceânicos.

22 julho, 2024

Na tarde desta sexta-feira (19/07), a reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou uma reunião com representantes […]