Imagem Padrão

Exposição no Musa possibilita o aprendizado dos alunos

19 fevereiro, 2016
10:34
Por prograd
Extensão e Cultura
 Antonio Arney

Antonio Arney

“Desde a criação do Museu de Arte da UFPR (Musa), a ideia principal era de que o espaço seria um laboratório para aprendizagem dos alunos”, afirmou o professor do Departamento de Artes (Deartes), Fernando Bini. O professor lembrou desta intenção durante a abertura da exposição “Coisa com Coisa é outra Coisa”, do artista paranaense Antonio Arney, na noite de quinta-feira (18).

“E essa mostra proporcionou isso, também foi produzida para homenagear o talento do artista que este ano  completa seus 90 anos, disse o professor. Lembrando que as obras podem ser visitadas pelo público até o dia 9 de abril, durante a semana e, aos sábados, no período da manhã.

Memórias – Na oportunidade, Antonio Arney, muito emocionado, pediu para um aluno ler o discurso que preparou, no qual relata um pouco do seu percurso na Arte paranense. Sua memória passeou pelos tempos de sua sua participação no grupo de artistas, juntamente com Guido Viaro e outros tantos representantes do mundo da Arte no Paraná. Sobre seu trabalho, explicou que “a união dos materiais provoca conforto na visão do expectador”.

Confiança – A mostra foi produzida e organizada pelos alunos da disciplina de História da Arte no Brasil II, do curso de Artes Visuais da UFPR (2015), sob a orientação do professor Fernando Bini. Representando os estudantes, a  aluna Luska Wolski agradeceu a confiança de Arney em receber os acadêmicos, aceitar o convite para expor no Musa e acreditar no trabalho deles.

Equipe – Na continuidade, ressaltou a importância do aprendizado através da experiência de montar uma exposição em todas as suas etapas. “Tivemos a preocupação de, não só colocar a obra do artista no museu, mas em relatar sua biografia através de fotos. Produzimos também um vídeo com depoimentos de Antonio Arney, que também faz parte da exposição”, refletiu a aluna, reforçando o resultado deste trabalho em equipe.

Sugestões

09 agosto, 2025

Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]

09 agosto, 2025

O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]

08 agosto, 2025

As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]

07 agosto, 2025

A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]