Mostra destaca importância do cartaz e do design na cena cultural
O campus Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe, a partir desta quinta-feira (2), a exposição “Narrativas da Imaginação: A Arte dos Cartazes de Naotake Fukushima”, dedicada ao trabalho do designer e professor da UFPR. A inauguração será às 19 horas, na Sala Arte & Design, com entrada gratuita.
A mostra integra as comemorações dos 50 anos do Departamento de Design da UFPR e apresenta 16 cartazes representativos de diferentes momentos da carreira de Fukushima, reunindo obras que transitam entre temáticas sociais, culturais e mensagens universais.
O professor conta que a ideia da exposição surgiu após um dos seus trabalhos ser selecionado no concurso da Bienal Internacional do Cartaz de Varsóvia, um dos mais relevantes do mundo. Assim, veio a vontade de reunir mais alguns cartazes e organizar a mostra, que também tem o objetivo de mostrar à sociedade a importância do design e destacar a contribuição do Design da UFPR no contexto social.
“O cartaz é um meio fundamental para a promoção da cultura e para a visibilidade na cena cultural. Apesar de sua efemeridade, que muitas vezes dificulta sua preservação e estudo pelos historiadores, uma exposição oferece a oportunidade de promover a discussão e documentar esses materiais”, conta.
Foram dois critérios para a escolha dos cartazes: a relevância do evento para o qual foram criados e se os trabalhos já tinham recebido reconhecimento em seleções externas, júris ou concursos. Algumas das peças estão ligadas à trajetória do professor na UFPR, como uma produzida em concurso para o Festival de Inverno da UFPR e o cartaz do primeiro encontro nacional dos estudantes de design, criado quando o docente ainda era estudante na instituição. e coordenador do evento.
“Tenho utilizado o cartaz como recurso didático, dado seus desafios e sua importância para a área do Design. Por isso, posso dizer que minha relação com a UFPR e com o cartaz é marcada por um vínculo afetivo e profissional”, afirma. “Estou muito contente com a acolhida para a realização da exposição, pois a UFPR é o meu local trabalho e sempre me proporcionou oportunidades de refletir sobre a profissão”.
A exposição conta com audiodescrição dos cartazes, legendagem descritiva em materiais de divulgação e convites em braille com QR Code para acesso ao hotsite adaptado para leitores de tela. Também estão previstas atividades educativas, como oficina de criação de cartazes e palestra sobre a história desse meio artístico.
“Narrativas da Imaginação: A Arte dos Cartazes de Naotake Fukushima” tem entrada gratuita e classificação livre, e segue em cartaz até o dia 16 de novembro. A exposição foi realizada com recursos de apoio e incentivo à cultura da Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal Curitiba, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Designer e professor da UFPR, formado em Design Gráfico pela mesma universidade em 1992. Concluiu mestrado em 2009 e doutorado em 2018, ambos em Design, com foco em sustentabilidade e design de serviços, respectivamente. É designer na Nexo Design e Editora Insight, além de cofundador e ex-presidente da ProDesign>PR. Produziu cartazes de destaque, incluindo a seleção na Bienal do Cartaz de Varsóvia em 2023. Ganhou o prêmio Bornancini de Design como livro “Investindo no próprio tom” de Paulo Venturelli sobre a Helena Kolody. Ilustrou com linoleogravura o caderno de receitas do encarte do livro da Regina Casillo, “Lampião e a Festa de Casamento”.
Lançamento da exposição Narrativas da Imaginação: A Arte dos Cartazes de Naotake Fukushima
Abertura: 2 de outubro, às 19 horas
Local: Sala Arte & Design – UFPR Reitoria – Prédio Dom Pedro I (R. General Carneiro, 460, Centro – Curitiba / PR)
Data da exposição: de 2 de outubro a de novembro de 2025
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Estudantes de graduação poderão ministrar oficinas e receber bolsas; comunidade também pode participar de modo voluntário. Inscrições até […]
Com profundo pesar, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica o falecimento do professor aposentado Luiz Vamberto de […]
Qual a visão que os paranaenses têm sobre ciência e tecnologia? Este foi o tema da Pesquisa de […]
Caminhabilidade marca cidades com boa qualidade de vida e norteou o projeto Caminhar Curitiba para avaliar trajeto de […]