Eros Luis de Sousa, Diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da Prefeitura Municipal de Curitiba e as Professoras Djanira Veronez e Maria Fernanda Torres, do Departamento de Anatomia. Imagem: Divulgação
Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o Departamento de Anatomia do Setor de Ciências Biológicas da UFPR, em parceria com o Departamento de Pesquisa da Prefeitura Municipal de Curitiba, está organizando a exposição “Animais Integrados ao Meio”. A mostra vai até o próximo dia 12 de junho, tem entrada gratuita e é aberta à comunidade.
O saguão do departamento está recebendo parte da coleção itinerante do Museu de História Natural de Curitiba. As peças retratam a biodiversidade de maneira generalista, reproduzindo, de maneira fiel, diversos ambientes. “É um material preparado especialmente para exposições externas”, conta Vinicius Abilhoa, chefe da divisão responsável pelo acervo itinerante. Abilhoa explica que este acervo é disponibilizado, sob demanda, para escolas, universidade e feiras. “É uma forma de divulgarmos nosso trabalho de forma fácil e atraente”.
Sediado no bairro Capão da Imbuia, o Museu de História Natural abriga coleções científicas de material taxidermizado e recebe visitas orientadas de escolas e universidades, além da comunidade externa.
O evento integra as comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia, para chamar atenção e fomentar ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.
Do Setor de Ciências Biológicas
Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]
O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]
As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]
A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]