ufpr-convida

Exposição itinerante do programa UFPR ConVida vai passar por cinco campi: veja agenda

03 setembro, 2024
17:11
Por Luana Lopes
214 Visualizações
Extensão e Cultura

Obras estarão expostas até o mês de dezembro

Foi inaugurada nesta segunda-feira (2), na Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a exposição itinerante “Tons, Cores e Nuances da Saúde Mental na Universidade”, do programa UFPR ConVida. A exposição é uma amostra de pinturas e produções realizadas nos encontros do primeiro semestre de 2024 do Ateliê da Vida – Pintando as Emoções.

São 40 obras expostas no hall do Gabinete da Reitoria – uma seleção entre as produções de 120 alunos e servidores que participaram do ateliê. O projeto contou com cerca de 40 encontros, que ocorreram no Prédio Histórico, no Centro Politécnico e na Unidade Escola.

A abertura da exposição contou com uma apresentação cultural de piano a quatro mãos, além de falas do coordenador do ConVida, Dionatans Quinhones, e do reitor Ricardo Marcelo Fonseca. Segundo Quinhones, o projeto teve uma grande participação e aceitação de estudantes.

“Quando a gente anunciou a oferta de um ateliê de pintura com foco na saúde mental, tivemos uma grande adesão. Nós abrimos 15 vagas e tivemos 100 inscritos. Então saímos de um grupo para três grupos, da noite para o dia. Estamos tentando sempre acolher as pessoas à medida em que elas nos procuram”, afirmou.

O principal objetivo do projeto foi criar espaços de acolhimento na universidade por meio da expressão artística. As obras na exposição foram selecionadas pelos próprios participantes, com base em como elas dialogavam com as experiências individuais e coletivas.

“A ideia da exposição é sensibilizar para o tema da saúde mental na universidade e chamar a atenção também que a precisa construir espaços de pertencimento, de produção de vínculo, produção de bem-estar”, disse Dionatans Quinhones.

Para o reitor Ricardo Marcelo, programas como o UFPR ConVida são essenciais para a permanência de estudantes e servidores na universidade.

“É uma estratégica central, um pilar fundamental da política de permanência estudantil, mas eu considero que vai além. Há a necessidade de cuidar da saúde mental, toda a comunidade, não apenas os estudantes, tem que receber esse apoio das universidades”, disse.

Agenda da exposição “Tons, Cores e Nuances da Saúde Mental na Universidade”

Cinco campi da UFPR vão receber a exposição itinerante do programa UFPR Convida. Confira a agenda:

  • Gabinete da Reitoria – 2 a 20 de setembro
  • Centro Politécnico – 23 de setembro a 11 de outubro
  • Prédio Histórico – 14 de outubro a 1º de novembro
  • Setor de Ciências Agrárias – 4 a 22 de novembro
  • Jardim Botânico – 25 de novembro a 13 de dezembro

Sugestões

03 dezembro, 2024

Na última sexta-feira (29), ocorreu o encerramento da 15ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da […]

03 dezembro, 2024

O Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná (UFPR), recebeu um espaço onde irá realizar […]

03 dezembro, 2024

Na manhã desta segunda-feira (2), o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, recebeu a […]

02 dezembro, 2024

Nesta segunda-feira (02), foi assinado o convênio entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Governo do […]