Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Evento cultural online da UFPR promove rede de interação com apresentações artísticas e webinários

Movimento Conexão conta com 15 atrações de artistas locais, professores, pesquisadores e estudantes, que serão transmitidas em lives nos dias 29 e 30 de abril

Cuidado coletivo. Diversidade de expressões artísticas. Reação poética, visual e sonora. Identidade. Essas são algumas das percepções que professores, pesquisadores, artistas e estudantes vinculados à Universidade Federal do Paraná (UFPR) reúnem sobre a primeira edição do “Movimento Conexão: Culturas Compartilhadas”. O evento online gratuito será nos dias 29 e 30 de abril e conta com 15 atrações, entre apresentações artísticas e webinários (seminários online) – clique aqui e confira a programação completa. As lives que começam às 15h e segue até 19h podem ser acessadas nos perfis no Facebook e no Instagram da Agência Escola de Comunicação Pública UFPR.

Já que o afeto físico está suspenso indefinidamente, o evento propõe o uso da tecnologia como o caminho ideal para fortalecer laços através da arte e da cultura. O “Movimento Conexão” é uma parceria entre a Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR, o Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR (Proec).

“O Movimento Conexão é uma resposta da UFPR ao isolamento social e à pandemia. É uma reação poética, visual e sonora que oferece conhecimento, cultura e arte”, explica o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPR, Leandro Franklin. O nome do evento tem como objetivo projetar para o público um movimento plural, diverso e acessível. A coordenadora da Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR e diretora do Sacod, Regiane Ribeiro, reforça que o propósito do evento é a circulação de cultura nos mais diferentes espaços. “Como estamos no projeto piloto, a ideia de ‘culturas compartilhadas’ é associar o compartilhamento de experiências com a produção artística da comunidade”.

Durante os dois dias de evento, o Movimento Conexão contará com lives sobre teatro, dança, música, videoarte, fotografia mobile em casa, arte indígena contemporânea, entre outros. Para quem não conseguir acompanhar a programação completa, as transmissões ficarão disponíveis nos perfis oficiais da Agência Escola. Para preencher a programação, o Sacod e a Proec receberam inscrições de artistas locais, grupos artísticos, professores e pesquisadores. “O processo de curadoria foi bastante elaborativo e colaborativo. Fizemos escolhas que contemplam a diversidade de linguagens artísticas e de todos os departamentos do Setor”, enfatiza a vice-diretora do Sacod, Stephanie Dahn Batista.

Universidade e sociedade juntas

Para a realização do evento tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade estão envolvidas. “O evento traz as produções dos nossos alunos, docentes, técnicos e grupos artísticos, mas também aquilo que é produzido pelos artistas locais”, afirma Leandro Franklin. O pró-reitor de Extensão e Cultura ainda ressalta que o objetivo é manter acesa a ideia de que as pessoas não estão sozinhas neste momento e que por meio da arte podemos retomar um sentimento de comunidade.

Clique na imagem e confira a programação completa do evento online que será transmitido nos dias 29 e 30 de abril. Imagem: Agência Escola de Comunicação Pública UFPR

Para Francisco Gomes, bolsista de Publicidade e Propaganda da Agência Escola, participar do planejamento do evento foi uma oportunidade para conhecer novos tipos de expressão artística que antes não o interessavam. “O Movimento Conexão é cultura, é ciência, é inovação e é universidade pública. Dê essa experiência a você, porque com certeza existe alguma transmissão que você vai se identificar e que vai te adicionar em algo”, convida.

Mais do que a parceria entre áreas da Universidade, o evento conta com a união de professores, estudantes, técnico-administrativos, profissionais, artistas e também do público em geral. A coordenadora da Agência Escola explica que a proposta é reunir a comunidade interna e externa em uma rede de afeto e cuidado coletivo. “Ou seja, utilizar a internet para reconectar afetos e relações sociais”.

Por Luísa Mainardes
Sob supervisão de Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR

Sugestões

Projeto de extensão leva Sessões Culturais para Escolas e Centros de Educação Infantil de Matinhos
O Mundo Mágico da Leitura, programa de extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR) reconhecido...
Núcleo de PD de Energia Autossustentável lança seu mais novo trabalho; saiba mais
O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável (NPDEAS) da Universidade Federal do...
Voluntários das Universidades Federais unem esforços em apoio ao Rio Grande do Sul
As Universidades Federais de Minas Gerais, Paraná, Universidade de Uberaba, Instituto Federal do Sul...
UFPR e Neodent realizam juntas a atividade de extensão “Expedição novos sorrisos” 
Em parceria com a Neodent, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do curso de Odontologia,...