Imagem Padrão

ET abre inscrições para o projeto Escola de Fábrica

22 agosto, 2006
00:00
Por

“A Escola Técnica saiu das quatro paredes e foi ao encontro do atendimento dos anseios da comunidade paranaense”. É dessa forma que Gerson Sobreira – coordenador do Projeto Escola de Fábrica na Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná – vê a entrada da instituição como gestora do projeto lançado pelo Governo Federal.

A ET começou no programa como certificadora, entregando os certificados de conclusão dos cursos e supervisionado o processo de ensino e aprendizagem. Agora é também gestora e ofertará 14 cursos em Almirante Tamandaré, Araucária, Santa Cruz de Monte Castelo, Piraquara, Adrianópolis, Campo Largo e Curitiba.

As inscrições abrem no dia 18 e vão até 20 de setembro. Serão ofertadas 20 vagas por curso. Caso o número de inscritos exceda o número de vagas, será realizado um teste de seleção com provas de português, matemática e atualidades, com local e horário ainda a serem definidos pelos organizadores.

SOBRE O PROJETO – Escola de Fábrica é um projeto idealizado pelo MEC –Ministério da Educação e Cultura. Criado no dia 14 de junho de 2005, ele atende jovens entre 16 e 24 anos, com renda familiar de até um salário e meio e que estudem em escolas públicas. Assim, visa à inclusão social através da qualificação profissional, gerando renda e emprego.

“No Paraná são oferecidos 79 cursos de iniciação profissional que beneficiam 1605 alunos em 36 municípios”, afirma Marco Aurélio Fraga, assessor de comunicação do MEC. Os cursos oferecidos fazem parte de uma das 20 áreas profissionais reconhecidas pelo CNE – Conselho Nacional da Educação: agropecuária, artes, comércio, comunicação, design, meio ambiente, saúde, turismo, construção civil, geomática, gestão, imagem pessoal, indústria, lazer e desenvolvimento social, mineração, química, recursos pesqueiros, telecomunicações e transportes.

O projeto é uma parceria entre o MEC, empresas privadas e instituições legalmente constituídas e sem fins lucrativos, como escolas e ONGs. As aulas são feitas nas empresas, como explica Sobreira: “A Escola de Fábrica nasce dentro da empresa, dentro da fábrica”. Isto a diferencia dos demais cursos técnicos, pois já é previsto o estágio local de 60 horas práticas. Cada curso tem no mínimo 600 horas, podendo durar de seis meses até um ano, concedendo bolsas no valor de R$ 150,00 a todos os alunos.

Em Almirante Tamandaré serão oferecidos os cursos de “Iniciação Profissional de Agente Ambiental” e “Iniciação Profissional em Serviços Públicos e Privados”. O local de inscrições é a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, telefone 3657-1611.

Em Araucária, os cursos serão o de “Iniciação Profissional de Operador de Máquinas de Retífica e Fresa” e “Iniciação Profissional em Serviços Administrativos e Comerciais”. Inscrições na ACIAA – Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Araucária, telefone 3642-6313.

Santa Cruz de Monte Castelo terá os cursos de “Iniciação Profissional em Mecânica Automotiva e Sistema Embarcado”, “Iniciação Profissional em gestão Comercial”, “Iniciação Profissional em Processos de Fabricação de Polvilho e Derivados de Mandioca” e “Iniciação Profissional em Gestão Pública”. O local de inscrições é a Secretaria Municipal de Educação e o telefone de informações é o 3452-1299.

“Iniciação Profissional em Informática” será o curso de Piraquara. As inscrições poderão ser feitas na Secretaria Municipal de Educação.

Adrianópolis terá os cursos de “Iniciação Profissional em Artes Musicais em Viola e Violão” e “Iniciação Profissional em Gestão de Entidades Sociais” e as inscrições também poderão ser efetuadas na Secretaria Municipal de Educação do município.

Os três outros cursos serão em Curitiba – “Iniciação Profissional de Marmorista” e “Iniciação Profissional de Operadores de CAD com Foco em Cartografia e Projetos Viários” – os dois na Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná; e em Campo Magro – “Iniciação Profissional em Produção de Flores”, onde o contato também é com a Secretaria Municipal de Educação.

SERVIÇO:
PROJETO ESCOLA DE FÁBRICA

ONDE – ESCOLA TÉCNICA DA UFPR – CURSOS EM CURITIBA E OUTRAS CIDADES DO ESTADO

QUANDO – INSCRIÇÕES DE 18 A 20 DE SETEMBRO

INFORMAÇÕES – ESCOLA TÉCNICA DA UFPR, TELEFONE 3361-4900

Foto(s) relacionada(s):


Escola Técnica
Foto: ACS

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Priscila Guimarães/ET

Sugestões

19 maio, 2025

Em 2025, o Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná celebra 75 anos de fundação. Para marcar a […]

19 maio, 2025

Durante a cerimônia de encerramento da 6th South American Conference on Industrial Engineering and Operations Management, realizada recentemente, […]

19 maio, 2025

Na tarde desta quarta-feira (14), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) oficializou a entrega dos títulos de eméritas […]

16 maio, 2025

Professores, alunos e cientistas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) participarão do Pint of Science, evento mundial de […]