Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudo com a UFPR investiga hábitos de comunidades acadêmicas na pandemia; veja como participar

A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) é uma das que será ouvida pelo Estudo Brazuca, projeto de pesquisa que pretende investigar como as comunidades de cinco universidades brasileiras estão se alimentando e demais hábitos de vida durante a pandemia de Covid-19. O projeto conta com a participação do Departamento de Nutrição da UFPR e divulgou um questionário para ajudar no levantamento (acesse aqui). Podem participar alunos e servidores (técnicos e docentes) da universidade.

Segundo o projeto, o objetivo da pesquisa é avaliar a insegurança alimentar, uso de álcool, sono, qualidade da dieta, peso e saúde mental na comunidade acadêmica. Não é preciso se identificar para responder o questionário. A meta para a UFPR é atingir 550 participantes no mínimo.

Objetivo do estudo é apurar mudanças de hábitos alimentares e que afetam a saúde durante a pandemia. Foto: prostooleh/freepik
Objetivo do estudo é apurar mudanças de hábitos alimentares e que afetam a saúde durante a pandemia. Foto: prostooleh/freepik

Além da UFPR, serão analisados os hábitos das comunidades da Universidade de São Paulo (USP) e das federais do Rio Grande do Norte (UFRN), Mato Grosso (UFMT) e Acre (UFAC).

“Como cada município definiu estratégias diferentes de enfrentamento à pandemia, e considerando as grandes disparidades socioeconômicas no país, espera-se encontrar diferenças entre os locais, uma vez que as condições socioeconômicas impactam as ferramentas que as pessoas possuem para lidar com os resultados da pandemia”, diz a professora Doroteia Aparecida Hofelmann, que coordena a pesquisa no departamento da UFPR.

Dessa forma, as regiões com menos recursos devem sentir mais o impacto da pandemia, mas as desigualdades também devem ser percebidas no interior de cada comunidade. “A diversidade de municípios, e grupos da sociedade representada na comunidade acadêmica da UFPR, somada aos resultados das demais instituições participantes irá fornecer informações importantes sobre a situação”.

Levantamento

Com base em estudos já divulgados, os pesquisadores trazem como hipóteses a piora da saúde mental e física da comunidade acadêmica devido à pandemia. Contribuem para isso alterações no sono, nível de atividade física, sobrecarga em atividades domésticas e relacionadas ao cuidado de crianças e moradores idosos, hábitos alimentares, redução dos recursos financeiros, insegurança alimentar, dentre outros aspectos.

Outro ponto sensível é a disparidade do acesso à tecnologia (com impacto no andamento dos estudos) e a crise econômica, também capazes de afetar a saúde geral da população. No Brasil, alguns estudos evidenciaram associação entre condições de trabalho, exigências profissionais e problemas de saúde em docentes universitários brasileiros.

A ideia de investigar a insegurança alimentar e os hábitos de vida durante  a pandemia surgiu como adequação ao período. O projeto original visava levantar dados nacionais em visitas domiciliares e teve de ser interrompido. De acordo com os pesquisadores, as atividades serão retomadas quando a emergência sanitária e o cenário epidemiológico estiverem controlados.

Segundo Sandra Crispim, também docente de Nutrição da UFPR e pesquisadora no estudo, o objetivo central do estudo é analisar as diferenças e similaridades na ingestão dietética habitual e seus efeitos na obesidade, diabetes e nos fatores de risco para doenças cardiovasculares da população adulta e idosa nos municípios de Cuiabá, Curitiba, Natal e Rio Branco.

SERVIÇO
Estudo Brazuca, projeto de pesquisa em parceria entre UFPR, UFAC, USP, UFMT e UFRN
Como participar: acesse e responda o questionário online neste link
Quem pode participar: servidores (técnicos e docentes) e alunos das universidades participantes

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao Coronavírus


Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...