Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudantes do Setor Litoral apresentam a UFPR e suas oportunidades para escolas da região

Estudantes do Grupo Litoral Social do Programa Educação Tutorial (PET LS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) apresentam o Setor Litoral da universidade a alunos da Educação Básica da região litorânea do Paraná. O objetivo da atividade intitulada “Conexão Universidade Escola” é possibilitar a ampliação das capacidades humanas a partir das oportunidades de qualificação superior ou tecnológica ofertadas pela instituição.

O grupo realiza visitas a todos os colégios da rede pública do litoral do estado divulgando a existência da UFPR Litoral, as formas de acesso e de permanência na instituição, especialmente para os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, do quarto ano do Ensino Técnico e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A atividade se intensifica ainda mais no período que precede as inscrições para o vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Em cada sala de aula percorrida, é afixado um cartaz com os endereços das redes sociais da UFPR e do grupo, além de um QR Code para que os estudantes possam acessar informações relativas ao acesso e à permanência na UFPR.

Para a tutora do programa e professora da UFPR Litoral, Mayra Taiza Sulzbach, a proposta visa à ampliação das capacidades individuais e humanas por meio da apresentação das oportunidades de qualificação superior ou tecnológica disponíveis em instituições públicas de regiões próximas às residências dos estudantes contemplados pelo projeto. “No programa, estudamos sobre Educação Superior na transformação individual e social das pessoas”, avalia.

Como forma de reduzir as barreiras de acesso à Educação Superior e Profissional Tecnológica, o programa firmou parcerias com outras instituições públicas, como o Núcleo Regional de Educação de Paranaguá do Estado do Paraná – que integra as escolas e o público-alvo da proposta; o Instituto de Identificação da Polícia Civil do Estado do Paraná – que presta apoio no processo de obtenção e regularização do Registro Geral do público-alvo; e as Unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) – que prestam apoio com relação ao Cadastro Único (CadÚnico) e ao fornecimento do Número de Identificação Social (NIS) – possibilitando a isenção da taxa de inscrição no vestibular da UFPR.

Sugestões

Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...
Exposição “Terra Incógnita – 60 anos” chega ao fim
No dia 01 de abril ocorreu o  encerramento da  exposição “Terra Incógnita – 60 anos“, que esteve...
Sipad e PRPPG realizam aula inaugural do curso Pré-Pós 2024
A Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD) e a Pró-reitoria de Pesquisa...