Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudantes do Departamento de Informática conquistam primeiras colocações na Maratona de Programação Paralela

Duas equipes da Universidade Federal do Paraná, formadas por estudantes do Departamento de Informática, se destacaram na 13ª Maratona de Programação Paralela realizada em São Paulo. A equipe “Void Warshall /2” ficou em primeiro lugar na competição, com uma das melhores pontuações da história do evento, e o grupo “PodeC” conquistou a 3ª colocação.

A competição tem como objetivo fomentar o conhecimento em programação paralela e acontece em conjunto com o Simpósio de Sistemas Computacionais de Alto Desempenho (WSCAD), que apresenta desde o ano 2000 os principais desenvolvimentos, aplicações e tendências nas áreas de Arquitetura de Computadores, Processamento de Alto Desempenho e Sistemas distribuídos.

Durante a maratona, as duas equipes da UFPR receberam problemas e precisavam apontar melhorias para a solução inicial, utilizando os melhores recursos de um computador de alta performance.

Os estudantes do curso de Ciências da Computação, Bruno de Freitas Tissei, Gabriel Vinicius Canzi Cândido e Giovanne Marcelo dos Santos formaram a equipe “Void Warshall /2”. Davisson Henrique Paulino e Rodrigo Machniewicz Sokulski, de Ciências da Computação, e Julia Beatriz Yip do curso de Informática Biomédica integraram a “PodeC”.

Estudantes da UFPR premiados na 13ª Maratona de Programação Paralela.

As equipes se preparam para competições desde 2017. O Departamento de Informática oferta disciplinas que abordam diferentes aspectos da área de Computação de Alto Desempenho, como Computação Paralela com GPUs, Programação Paralela, Introdução à Computação Científica e Tópicos em Avaliação de Desempenho. As três últimas são ministradas pelos professores Marco Zanata e Daniel Weingaertner, treinadores das equipes vencedoras.

Para Zanata, as competições são importantes para integrar o conhecimento das disciplinas na área de formação. “Quando se tem alunos bons e dedicados, ser treinador fica mais fácil”, afirma o professor.

 

Por Heloísa Lima, sob orientação de Aline França.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...