Dois trabalhos de estudantes do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram premiados no Expocom Nacional, premiação que ocorre dentro do evento Intercom. O projeto “Transgrupo Marcela Prado” venceu na categoria “Produto de Comunicação Institucional”, enquanto o trabalho “Grupo de proteção aos animais do Vale do Ribeira” levou o prêmio na modalidade “Planejamento e gestão na web/mídias sociais”. O evento foi realizado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na capital João Pessoa.
O projeto “Transgrupo Marcela Prado” foi desenvolvido pelas alunas Adrielle Natali Silva do Amaral, Lígia Parize Silva e Mariana Pallú Martins e teve como proposta o desenvolvimento de um site institucional e cards informativos que tinham como objetivo comunicar e transformar o público pelo diálogo. O material foi pensado em parceria com o Transgrupo Marcela Prado, uma ONG que surgiu em 2006 para atender a necessidade de dar uma maior atenção à população de travestis e transexuais de Curitiba e região.
Lígia Parize, estudante de Relações Públicas que apresentou o trabalho em João Pessoa, conta que o prêmio reflete um reconhecimento de uma pauta que muitas vezes é deixada de lado: “É legal ver as pessoas também se importando com esse trabalho, e o prêmio simboliza um pequeno progresso nessa pauta. Acho que faz com que nós, comunicadores, olhemos para esses pontos com mais cuidado”, conta.
A proposta de construção do site e dos cards surgiu a partir da análise das mídias sociais da instituição, assim como do seu site. As estudantes também realizaram uma entrevista com a coordenadora do grupo na época, Karollyne Nascimento, para realizar um diagnóstico a partir dos dados e informações coletadas.
O outro trabalho vencedor, com o título “Grupo de proteção aos animais do Vale do Ribeira”, desenvolvido pelas alunas Bruna Bonin Martins de Souza, Isabela de Almeida Moraes e Julia Akemi Gonçalves Nakazawa, se trata de um plano de comunicação para a ONG de mesmo nome, além da solidificação da identidade visual da instituição. O produto foi realizado através de uma análise dos conteúdos produzidos pelo Grupo e de entrevistas com a diretora do local.
O objetivo do plano de comunicação era desenvolver estratégias comunicativas que melhorassem a identidade visual do site da ONG ao mesmo tempo que atraísse a atenção dos usuários. Além disso, o grupo de alunas criou um livro de códigos com padronagens para que os próprios colaboradores da instituição pudessem realizar a manutenção e a atualização do conteúdo, permitindo que o trabalho fosse continuado.
Por Thiago Fedacz, sob supervisão de Rodrigo Choinski
Biossensor, fertilizante e turbina noticiados pela revista Ciência UFPR são agora inovações reconhecidas publicamente.
Encerrada a votação para representantes dos servidores técnico-administrativos (TAEs) nos conselhos superiores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) […]
O projeto de extensão “Matinhos: Nos ajude a ajudar”, sediado no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná […]
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram seu projeto aprovado na 2ª Chamada Transnacional Conjunta da Parceria […]