A Síndrome de Burnout, recentemente incluída na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS), foi tema de uma palestra organizada por alunos de Medicina do Campus Toledo no dia 10 de maio. Foram apresentados os principais sintomas da síndrome, o histórico e as maneiras práticas de manejar o estresse aos professores da região.
De acordo com a OMS, a doença é um estado físico, emocional e mental de exaustão extrema, resultado do acúmulo excessivo em situações de trabalho que são emocionalmente exigentes e/ou estressantes, que demandam muita competitividade ou responsabilidade, especialmente nas áreas de educação e saúde.
Conhecida também como “Síndrome do Esgotamento Profissional”, é causada justamente pelo excesso de trabalho. Esta síndrome é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, dentre outros.
A palestra foi o fechamento de um trabalho da matéria “Interação em Saúde da Comunidade” que teve como objetivo pesquisar a prevalência da Síndrome de Burnout em professores de Toledo e região, além de criar um projeto de intervenção que apresentasse o problema aos professores, ensinasse a reconhecer os sintomas e as formas de lidar com o estresse diário da profissão.
O médico especialista em Psiquiatria Ronan D’Avila falou para professores locais e alunos do curso de Medicina. A organização do evento foi de responsabilidade dos estudantes Anna Maffessoni, Carlos de Brito, Daniele Benvenho, Gustavo Auler, Laura Signori e Suellen de Azevedo, sob orientação da docente Carolina Baggio Emerenciano.
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