Quatro alunos do curso de Gestão da Informação da UFPR participaram da segunda edição do Hackathon Curitiba e propuseram que a tecnologia proporcione maior contato das pessoas com a história da cidade. Hackathon é um tipo de evento em que programadores e outros envolvidos no desenvolvimento de software e hardware, incluindo equipes multidisciplinares, colaboram intensivamente em projetos de software. Na capital, é a segunda vez que ocorre e é uma promoção da Prefeitura.
A ideia dos estudantes foi utilizar de plataforma wiki para um compartilhamento da história de Curitiba, adotando também conceitos e ferramentas de georreferenciamento e QRCode. Na proposta, as pessoas poderão navegar num mapa da cidade e conferir histórias, fotos e outras curiosidades postadas por outros acerca de locais, monumentos, nomes de ruas etc. O objetivo é aguçar a curiosidade e permitir que possam acessar e compartilhar informações a partir de códigos disponibilizados fisicamente nos lugares. Basta utilizar tecnologias disponíveis como app dos celulares para acessar os conteúdos.
O projeto foi desenvolvido pela equipe durante 40 horas ininterruptas de trabalho. Eles se revezaram para discutir ideias e criar protótipos de softwares que atendessem aos temas propostos pelas diversas secretarias e órgãos da Prefeitura. Esse tipo de proposta tem sido comum na área de Computação.
A equipe do curso de Gestão da Informação foi formada pelos estudantes Allan Matheus Chueri Sklarow, Maike Cristian Rebelo de Lima, Rafael de Lima Franco e Willian Cezar Deda. Todos são bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica e atuam em projeto do Departamento de Ciência e Gestão da Informação que envolve discussões e aprimoramento de softwares livres para Informação e Comunicação, coordenado pelo professor Rodrigo Botelho-Francisco, no âmbito do Laboratório de Mídias Digitais e do Grupo de Pesquisa Aplicada em Ciência, Informação e Tecnologia (GP-CIT). Mais informações sobre as iniciativas do grupo podem ser conferidas em www.gp-cit.ufpr.br.
O Hackathon Curitiba foi realizado de 27 a 29 de novembro e faz parte da Política de Dados Abertos do município – que, em 2014, publicou decreto estabelecendo parâmetros para que informações de órgãos públicos municipais sejam colocados à disposição da sociedade de maneira cada vez mais acessível.