Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudantes de Gestão da Informação propõem ferramenta para divulgar a história de Curitiba

São 30 equipes formadas por três a cinco integrantes que se inscreveram para participar do Hackathon Curitiba 2015. 28/11/2015. Foto: Levy Ferreira SMCS
Os participantes tiveram de passar 36 horas seguidas criando aplicativos tecnológicos que possam ser úteis para o ambiente urbano de Curitiba e seus moradores. FOTO: Levy Ferreira SMCS

Quatro alunos do curso de Gestão da Informação da UFPR participaram da segunda edição do Hackathon Curitiba e propuseram que a tecnologia proporcione maior contato das pessoas com a história da cidade. Hackathon é um tipo de evento em que programadores e outros envolvidos no desenvolvimento de software e hardware, incluindo equipes multidisciplinares, colaboram intensivamente em projetos de software. Na capital, é a segunda vez que ocorre e é uma promoção da Prefeitura.

A ideia dos estudantes foi utilizar de plataforma wiki para um compartilhamento da história de Curitiba, adotando também conceitos e ferramentas de georreferenciamento e QRCode. Na proposta, as pessoas poderão navegar num mapa da cidade e conferir histórias, fotos e outras curiosidades postadas por outros acerca de locais, monumentos, nomes de ruas etc. O objetivo é aguçar a curiosidade e permitir que possam acessar e compartilhar informações a partir de códigos disponibilizados fisicamente nos lugares. Basta utilizar tecnologias disponíveis como app dos celulares para acessar os conteúdos.

O projeto foi desenvolvido pela equipe durante 40 horas ininterruptas de trabalho. Eles se revezaram para discutir ideias e criar protótipos de softwares que atendessem aos temas propostos pelas diversas secretarias e órgãos da Prefeitura. Esse tipo de proposta tem sido comum na área de Computação.

A equipe do curso de Gestão da Informação foi formada pelos estudantes Allan Matheus Chueri Sklarow, Maike Cristian Rebelo de Lima, Rafael de Lima Franco e Willian Cezar Deda. Todos são bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica e atuam em projeto do Departamento de Ciência e Gestão da Informação que envolve discussões e aprimoramento de softwares livres para Informação e Comunicação, coordenado pelo professor Rodrigo Botelho-Francisco, no âmbito do Laboratório de Mídias Digitais e do Grupo de Pesquisa Aplicada em Ciência, Informação e Tecnologia (GP-CIT). Mais informações sobre as iniciativas do grupo podem ser conferidas em www.gp-cit.ufpr.br.

O Hackathon Curitiba foi realizado de 27 a 29 de novembro e faz parte da Política de Dados Abertos do município – que, em 2014, publicou decreto estabelecendo parâmetros para que informações de órgãos públicos municipais sejam colocados à disposição da sociedade de maneira cada vez mais acessível.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...