Alunas do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná estão novamente em busca de voluntários para dar continuidade à pesquisa sobre a eficácia dos aparelhos utilizados em clínicas de Fisioterapia, realizada desde 2016. Os participantes devem apresentar pelo menos três meses de dor lombar sem indícios de hérnia de disco e não podem ter realizado cirurgia nessa região.
As alunas Leticia Bobato e Gabrielle Bressan, sob orientação da professora Ana Carolina Brandt de Macedo, buscam comprovar a eficácia dos aparelhos como analgésicos da dor lombar e realizar fundamentações teóricas sobre o assunto.
A dor lombar foi escolhida por estar presente em aproximadamente 80% da população. Esta patologia pode levar à perda da qualidade de vida e da autonomia, além de aumentar o estresse e ser um dos grandes motivos para o afastamento do trabalho
Os atendimentos serão realizados às sextas-feiras, no laboratório de Fisioterapia do Setor de Ciências Biológicas. Cada voluntário participa de uma única sessão de 90 minutos, na qual há a utilização do aparelho de Corrente Aussie e a orientação de alguns exercícios para melhoria das dores e da postura.
Para agendar um horário ou obter mais informações, basta entrar em contato com as alunas, em horário comercial: Leticia – (41) 98719-3136 e Gabrielle – (41) 98769-3566. Saiba mais sobre o projeto.
Por João Cubas
Primeira universidade federal do Sul a reservar vagas para pessoas negras, a UFPR transformou o perfil do ensino […]
O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]
Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]