Três estudantes do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Paraná (UFPR) concorrem ao Prêmio Jovem Pesquisador da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro). Dois trabalhos participam na categoria de graduação e um na de doutorado. A premiação dos vencedores vai acontecer na Assembleia ABRHidro, nesta quinta-feira (23), em Aracaju, no Sergipe.
Karollyn Larissa de Quadros é uma das autoras finalistas no evento. No artigo “Influência de painéis fotovoltaicos na dinâmica de ondas internas em lagos e reservatórios”, escrito pela estudante em colaboração com outros autores, o tema central é entender como a cobertura de reservatórios por painéis solares pode ter impacto na hidrodinâmica desse sistema.
A onda interna dos lagos, gerada pela força dos ventos, pode transportar a água de um lado para o outro do reservatório e promover misturas entre as camadas. De acordo com o artigo, os painéis solares podem afetar a energia dessas ondas e diminuir as trocas e misturas entre as camadas. Segundo Quadros, os painéis são usados de forma experimental em diversos reservatórios pelo país. “Esse trabalho é importante para auxiliar na otimização e regulamentação desses empreendimentos”, ressalta.
O segundo trabalho da universidade finalista é intitulado “Diferença entre método de cálculo global e modelagem 3D de evaporação de lagos e reservatórios”. O objetivo do artigo foi o de entender a medição da evaporação da água em lagos e reservatórios.
Erika Mariellen Ferreira está entre as autoras e destaca que o artigo trouxe caminhos para pesquisas futuras sobre o tema. Segundo ela, entender o fenômeno da evaporação é importante no gerenciamento dos recursos hídricos, uma vez que a perda de água afeta diretamente o abastecimento público.
A publicação “Interwave analyzer – Investigating the hydrodynamic of lakes from temperature data” está concorrendo na categoria de doutorado. O trabalho aborda a investigação da hidrodinâmica de lagos por meio da análise de dados de temperatura. Assim, é possível compreender a dinâmica interna dos lagos.
A pesquisa foi realizada por meio de um software desenvolvido durante o doutorado de Rafael Carvalho Bueno, agora pós-doutorando da UFPR. “Ao utilizar o software é possível revelar padrões e comportamentos que influenciam na dinâmica de nutrientes, compostos químicos e organismos em lagos e reservatórios, auxiliando na compreensão do ecossistema, qualidade da água e outros fatores essenciais”, destaca Bueno.
Os alunos integram o Laboratory of Limnological Research and Sensor Technology (Limnotronic), vinculado ao Centro de Hidráulica e Hidrologia Professor Parigot de Souza (CEHPAR). Fundado em 1959, os estudos do centro têm como foco o setor elétrico paranaense e nacional.
Por Thiago Fedacz, sob supervisão de Jéssica Tokarski
Foto de destaque: Ilustração / Freepik.
Laboratório de Neurofisiologia da UFPR pesquisa formas de identificar e tratar o distúrbio olfatório, sintoma pouco conhecido da doença.
A aluna do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Paraná (PPGTUR-UFPR), Milena Gehring […]
Em consulta on-line realizada nos dias 10 e 11 de setembro, a comunidade da Universidade Federal do Paraná […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), em colaboração com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), recebeu recentemente […]