A ZiiP – Identidade Institucional, agência experimental do curso de Comunicação Institucional da Universidade Federal do Paraná (UFPR), se destaca como um espaço em que futuros comunicadores integram teoria e prática por meio de ações de extensão. O projeto existe desde 2016 e integra alunos, professores e parceiros internos e externos à Universidade.
A professora Juliane Martins, uma das coordenadoras da ZiiP, destaca o papel da agência na formação dos estudantes. “Aqui, conseguimos aplicar as teorias aprendidas em sala de aula em projetos reais. Isso traz um entendimento mais profundo e uma preparação melhor para o mercado”. Juliane também ressalta a importância da metodologia utilizada, que inclui diagnósticos das necessidades dos parceiros antes do planejamento das ações.
Para os estudantes do curso, estabelecer contato tanto com o público em geral quanto com potenciais clientes, permite a vivência de situações reais dentro da universidade. “O contato com clientes e a elaboração de projetos práticos me ajudaram a entender melhor a dinâmica do mercado,” conta Anna Wypych, que está em sua segunda graduação.
Laura Gualdezi participa do projeto desde o primeiro semestre do curso e relata a experiência prática que ela teve antes mesmo de ter o conteúdo nas aulas. “Aprendi a utilizar softwares que nunca tinha visto antes, como na diagramação do nosso jornal mural”, resumiu.
O ambiente na ZiiP é colaborativo e enriquecedor, com suporte das professoras, que incentivam os alunos a superarem dificuldades. Essa abordagem proporciona segurança e liberdade para explorar novas ideias, promovendo um desenvolvimento contínuo e maior confiança em suas habilidades. “Os alunos não só aprendem a lidar com projetos reais, mas também desenvolvem habilidades de comunicação e trabalho em equipe, essenciais para o futuro profissional”, destaca a professora Ana Carolina de Araújo Silva, vice-coordenadora do projeto.
Para mais informações sobre o projeto, acesse o site da ZiiP e o Instagram do curso de Comunicação Institucional.
Texto: Jéssica Furtado dos Santos
Fotos: Equipe Coordenadoria de Extensão da UFPR
Disputas nos tribunais fundamentam tese destacada pela Capes que investigou contraposição política e jurídica que tem agricultores e indígenas de um lado; e agronegócio e transnacionais do outro.
Os candidatos que participaram da segunda fase do Vestibular 2025 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) já podem […]
Nesta sexta-feira (20), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu representantes de importantes movimentos populares urbanos, da Reforma […]
Sediado no Setor de Tecnologia da UFPR, o programa tem a proposta de formação técnica e científica de profissionais, especialmente do setor industrial.