A Universidade Federal do Paraná (UFPR) venceu em 15 categorias da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). Foram premiados estudantes de Comunicação Institucional, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. A cerimônia ocorreu no último sábado (10) na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava, no Paraná (PR). Ao final do evento, a UFPR foi a instituição de ensino da região Sul que mais acumulou prêmios.
O Expocom é uma premiação anual organizada pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), desde 1999. A cada ano, estudantes dos cursos de Comunicação se reúnem para apresentar os seus trabalhos e trocarem experiências. A premiação é dividida em diferentes modalidades reunidas em seis categorias: Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas e Comunicação Organizacional; Cinema e Audiovisual; Produção Transdisciplinar; e Rádio, TV e Internet.
David Perez Milani é estudante de Relações Públicas e levou o prêmio Expocom na categoria “Produto de comunicação Institucional”. O trabalho premiado teve como objetivo refletir criticamente sobre o consumo de roupas a partir da apresentação de uma alfaiataria curitibana: “O nosso trabalho traz reflexões sobre o slow fashion, moda autoral, consumo consciente, sustentabilidade e personalidade, e mostra que o consumo de marcas da própria região podem fortalecer a economia local e trazer exclusividade no seu visual”, conta.
“15 dias depois” foi o trabalho vencedor na categoria “Produção em jornalismo de opinião (avulso)”. O capítulo “Tá na Disney” do livro-reportagem relata o primeiro impacto da pandemia de Covid-19 na vida de estudantes do Ensino Médio paranaense: “O livro mostra, colocando esses jovens no centro da narrativa, como a pandemia afetou a vida deles, tanto na questão educacional, como psicológica. É uma história da pandemia contada por eles”, relata Rafaela Cordeiro Rasera, recém-formada em Jornalismo.
Um dos trabalhos premiados dentro da categoria de Publicidade e Propaganda foi a “Propaganda Boticário Cuide-se Bem Bubbaloo”, que venceu na modalidade “Produção publicitária audiovisual para TV e cinema (avulso)”. Pedro Peplow, um dos autores do trabalho, diz que a vitória não era tão esperada, mas que as expectativas para a etapa nacional foram aumentadas: “A gente estava um pouco inseguro no começo, mas essa vitória deu um gostinho de quero mais e nós vamos com tudo para o nacional”, afirma.
O professor do Departamento de Comunicação (Decom), José Carlos Fernandes, conta que, apesar da importância simbólica que vem com o prêmio, a troca que acontece entre os estudantes de diferentes universidades também merece ser exaltada: “Foi uma alegria ver o engajamento do pessoal para representar o Decom e, sobretudo, se dispor a esse contato com estudantes. Ganhar prêmio é legal, é um elemento a mais nos currículos, mas a maior qualidade do Expocom é o intercâmbio de experiências”, conta.
Com a conclusão da etapa regional, os vencedores vão concorrer no Expocom Nacional com os ganhadores das outras quatro regiões do país. O evento vai ocorrer na cidade de Belo Horizonte, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no dia 08 de setembro deste ano.
Veja os trabalhos premiados na íntegra.
Por Thiago Fedacz, sob supervisão de Bruna Soares.
Com informações de Matheus Rodrigues dos Santos.
O projeto de extensão “Matinhos: Nos ajude a ajudar”, sediado no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná […]
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram seu projeto aprovado na 2ª Chamada Transnacional Conjunta da Parceria […]
Ferramenta desenvolvida por equipe de técnicos, pesquisadores e estudantes da instituição está com versão beta em discussão na […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lamenta o falecimento do matemático Jacob Palis Júnior, ex-diretor-geral do Instituto de […]