Iniciativa reconhece estudantes e profissionais com projetos de inovação, pesquisa e impacto social
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) venceu em duas categorias do Prêmio Jovens Talentos da Engenharia, iniciativa que reconhece estudantes e profissionais com projetos de inovação, pesquisa e impacto social. Os troféus e certificados foram entregues na última quarta-feira (27) em cerimônia realizada em Curitiba.
O trabalho da estudante Regiele Aparecida da Silva, do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia conquistou a primeira colocação na categoria “Pesquisa Científica e Extensão” com o projeto RedAme – Rede de Apoio às Minorias/Mulheres na Engenharia.
A iniciativa teve como objetivo reduzir a ausência feminina nos cursos da área por meio de uma abordagem multifacetada, promovendo eventos e formação.
“O nosso foco tem sido levar para escolas de ensino público orientações quanto a possibilidde dos alunos ingressarem nas engenharias. A área ainda é muito masculina e isso preciso ser democratizado até mulheres e outras minorias. Ter o nosso trabalho reconhecido com o prêmio valida toda essa luta”, explicou Regiele.
Outro trabalho que ganhou destaque foi da egressa do curso de Engenharia Ambiental da UFPR, Mirelly Lacerda. O projeto “CreaJr-PR: 20 anos de formação de lideranças e impacto” foi reconhecido com o primeiro lugar da categoria Liderança Estudantil.
A proposta foi reconhecida pelo impacto coletivo e duradouro de suas ações, que vão desde a formação técnica até a inclusão de grupos sub-representados na engenharia. O projeto contribui diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU relacionados à Educação de Qualidade, Indústria, Inovação e Infraestrutura, Redução das Desigualdades e Parcerias e Meios de Implementação. A premiação simbolicamente contemplou todos os membros e coordenadores do CreaJr-PR ao longo dos últimos 20 anos.
“Considero minha participação no CreaJR um momento determinante na minha carreira. Ele me preparou para o mercado, liderança, oratória e articulação política. Agora, ao ter esse trabalho reconhecido, me dá certeza em acreditar no trabalho da juventude”, comemorou Mirelly.
A premiação é promovida pelo Sindicato de Engenheiros do Estado do Paraná (Senge-PR), em parceria com a Mútua, e conta com o apoio da UFPR e de outras instituições de ensino. Em sua primeira edição, recebeu inscrições de estudantes e recém-formados de 14 universidades do estado, públicas e privadas, nas áreas de engenharia, agronomia e geociências.
Em alusão ao Dia Mundial da Adoção (9/11), trazemos uma reflexão sobre a ausência de entendimento jurídico sólido […]
Evento reúne projetos e trabalhos de pesquisa de estudantes da escola até a graduação de todo o Paraná […]
O projeto de extensão “Educação Ambiental: um caminho para a sustentabilidade – Parte 2”, vinculado à Pró-Reitoria de […]
O Programa de Formação em Matemática Olímpica (Poti/Topmat) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) encerrou, no último sábado […]