Imagem Padrão

Estudantes da UFPR incentivam carona solidária em Curitiba

09 junho, 2011
00:00
Por

O Conselho de Estudantes do Setor de Tecnologia (C7) da UFPR promove na próxima semana a campanha ‘Carona Solidária’, no Centro Politécnico, em Curitiba.

Uma barraca da campanha será montada no estacionamento do Setor de Ciências da Terra, entre os dias 13 e 17 de junho. Nela, uma equipe buscará fazer a integração dos caroneiros ao longo do dia.

O presidente do Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo, Rafael Fusco, conta que a iniciativa do C7 é inspirada em projetos que deram certo como o da UFSCar. ‘É um programa para diminuir o congestionamento no trânsito, para ajudar a integrar as pessoas, diminuir a poluição, e basicamente implementar essa ideia na realidade do Centro Politécnico’, afirma Fusco.

A carona solidária é normalmente incentivada em países como Canadá e EUA. Alguns projetos já deram certo no Brasil, como o ‘Unicarona’, da Unicamp (Universidade de Campinas) e o ‘Carona Solidária’, da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

Nessas universidades, a internet foi a ferramenta utilizada para fazer o encontro entre a carona e o caroneiro. Uma ideia semelhante está em estudo no projeto Carona Solidária na UFPR. Ferramentas desse tipo funcionam por meio de um cadastro de pessoas que gostariam de participar do sistema de caronas. A partir daí, pessoas que moram na mesma região revezam o carro. A cada dia, uma pessoa dá carona ao colega até a universidade.

Além de diminuir o transito na cidade, a prática diminui consideravelmente o nível de poluição. Segundo o professor do Departamento de Engenharia de Produção da UFPR, Ricardo Mendes, congestionamentos de veículos poluem três vezes mais que o trânsito fluente.

Dificuldades

A campanha tem uma série de benefícios, entre eles a economia de combustível, da manutenção do carro e da melhoria do tráfego nas grandes vias, além de poluir menos o ar da sua cidade. Mas a prática tende a encontrar resistências.

‘As pessoas ficam inseguras quando o caroneiro é um desconhecido’, observa Mendes. Para ele, alguém precisa criar condições para que a carona aconteça.

Foto(s) relacionada(s):


Programa pode ajudar a reduzir congestionamentos
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr


O estudante Rafael Fusco
Foto: Rodrigo Juste Duarte

Fonte: Leonardo Müller, bolsista (com orientação de Fernando César Oliveira)

Sugestões

02 setembro, 2025

Apresentação vai mergulhar na obra do compositor cearense, coautor de sucessos como “Asa Branca”; entrada é gratuita Nos […]

02 setembro, 2025

Curso tem duração de dois meses; inscrições vão até quinta-feira (4) Por João Heim Através de ação de […]

01 setembro, 2025

A Universidade Federal do Paraná abriu oficialmente as atividades do projeto de extensão Português Brasileiro para Migração Humanitária […]

01 setembro, 2025

Por NC-UFPR Termina na próxima quinta-feira (4/9), às 17 horas, o prazo para inscrições no Provar Transferência 2026, […]